A Organização de Aquisições e Logística do Ministério da Defesa dinamarquês (DALO) assinou recentemente um acordo-quadro para a aquisição de seis Veículos Submarinos Autónomos Ligeiros (LAUV) à empresa portuguesa OCEANSCAN-MST.
Os LAUV (Light Autonomous Underwater Vehicles), serão usados pela unidade de contramedidas de minas (MCM) do Comando da Marinha dinamarquesa nos navios de contramedidas de minas da classe Holm. Os novos LAUVs são usados quando a unidade MCM precisa procurar e explodir minas no fundo do mar.
Os drones subaquáticos podem navegar até oito horas por vez e devem operar principalmente a uma profundidade de 4 a 10 metros, mas podem operar até uma profundidade de 100 metros. Quando a unidade precisa pesquisar minas, todos os seis LAUVs podem ser configurados ao mesmo tempo, após o que eles próprios calculam como pesquisar o fundo do mar dentro de uma determinada área.
Cinco dos drones têm módulos de sonar de varredura lateral, que são usados para examinar o fundo do mar e localizar as minas. Além desse sonar, o drone mais recente também possui uma funcionalidade chamada ID, que pode tirar fotos de alta resolução, bem como fazer a varredura a laser de quaisquer ameaças no fundo do mar.
Quando os drones subaquáticos são lançados no mar, eles se comunicam entre si para que, se alguém encontrar algo, possa até convocar o LAUV que pode tirar uma foto do objeto. Este recurso ainda não foi adquirido, mas deve ser implementado em breve.
Os drones subaquáticos têm 2,1 m de comprimento, 15 cm de diâmetro e pesam 30 kg cada. Os três primeiros LAUVs serão entregues no primeiro trimestre de 2022, onde vários testes e cursos de operador estão planejados. Os drones devem estar operacionais no verão de 2022.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Parabéns aos nossos amigos Tugas.
Pelo visto, a MB deveria prestar mais atenção no que vocês estão fazendo.
E presta atenção, embora com dez anos de atraso Marinha participa do exercício ” Robotic Experimentation and Prototyping augmented by Maritime Unmanned Systems “
Só falta o Caça Minas…