Por Corey Dickstein
A Marinha disse que o submarino com propulsão nuclear estava conduzindo operações de rotina em 2 de outubro de 2021, quando atingiu uma montanha submarina desconhecida no Mar do Sul da China.
A Marinha demitiu os principais oficiais e marinheiros do USS Connecticut na quinta-feira, dias depois que uma investigação descobriu que o submarino nuclear foi danificado no mês passado quando atingiu uma montanha submarina desconhecida, de acordo com a Força.
O vice-almirante da Marinha Karl Thomas, comandante da 7ª Frota, substituiu o comandante Cameron Aljilani de seu comando do submarino e destituiu o Tenente Comandante Patrick Cashin e o Master Chief Petty Officer Cory Rodgers, de suas funções como oficial executivo e chefe da embarcação, respectivamente, de acordo com um comunicado da Marinha. Thomas citou a “perda de confiança” em sua liderança após uma investigação sobre o incidente de 2 de outubro, no qual o submarino de ataque rápido foi danificado ao atingir a montanha, disse a 7ª frota baseada no Japão.
A investigação de Thomas, que não havia sido tornada pública até quinta-feira, parecia achar que a colisão era evitável, de acordo com o comunicado. O “ um bom julgamento, tomada de decisão prudente e aderência aos procedimentos exigidos no planejamento da navegação, execução da equipe de vigilância e gerenciamento de risco poderiam ter evitado o incidente”, diz a declaração.
Oficiais da Marinha forneceram poucos detalhes sobre a colisão submarina, na qual a Força inicialmente disse que o submarino tinha atingido um “objeto não identificado” nas águas do Indo-Pacífico. Um oficial de serviço disse no mês passado que cerca de uma dúzia de marinheiros a bordo sofreram ferimentos leves, dos quais se espera que eles se recuperem totalmente. O U.S. Naval Institute News informou que a colisão ocorreu no Mar do Sul da China.
Após a colisão, o Connecticut viajou para Guam para avaliação dos danos e reparos iniciais, disseram autoridades de defesa. Ele permanece em Guam e, eventualmente, viajará para seu porto de origem na Base Naval Kitsap-Bremerton, Wash, para reparos adicionais, de acordo com o comunicado na quinta-feira.
O capitão da Marinha, John Witte, em breve assumirá o comando provisório do submarino, disse a Marinha. Comandante Joe Sammur assumirá as funções de oficial executivo interino e o Master Chief Petty Officer, Paul Walters, assumirá as funções de chefe interino do submarino, disse o comunicado.
O Connecticut é um dos três submarinos de ataque nuclear da classe Sea Wolf da Marinha, que datam da era da Guerra Fria. Ele havia sido implantado na região Indo-Pacífico desde o final de maio, de acordo com a Marinha.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes
Resposta rápida na apuração fatos e punição. Devemos seguir exemplo.
Provavelmente, colidiu com o fundo do mar,o que denotaria falta de observância do protocolo de segurança. Colisão com montanha submarina desconhecida ninguém consegue evitar, porque os submarinos não emitem com seus sonares para evitar perda de sua furtividade.
Submarino colide com montanha DESCONHECIDA….
US Navy demite 3 por perda de confiança…
Faz algum sentido esta estória???
Para mim nenhum…
A não ser cortina de fumaça para cobrir o que de fato ocorreu…
Como de costume sua ideologia turva seu raciocínio meu caro Giba! Na vida real esses acidentes acontecem com alguma frequência. Anos atrás um SSN da Classe Los Angeles emergiu de forma imprudente ao largo do Havaí e afundou um pesqueiro japonês e mais recentemente dois SSBNs, um da Marine Nationale e outro da Royal Navy, se chocaram no Atlântico Norte.
Sim, foi acidente comum quando o submarino estava passeando no Mar do Sul da China…
Tá legal incansável…
Sem nenhuma pressão, a tripulação estava totalmente relaxada numa zona onde não havia nenhum perigo para eles.
Querer passar este cachorro molhado que uma tripulação militar ali estava numa postura “não profissional” e despreocupada na zona mais QUENTE da disputa entre China-EUA…
Só convence os acólitos ocidentais como tu…