AgustaWestland anunciou a assinatura de um contrato com o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), no valor de aproximadamente £260 milhões, para o fornecimento do Sea King Integrated Operational Support (SKIOS).
O contrato SKIOS oferece um abrangente pacote de suporte para a frota de helicópteros Sea King do MoD, operados pela Royal Navy e pela Royal Air Force. O contrato inclui pagamentos de horas de voo e de incentivo associados a manutenção das aeronaves e entrega de um número acordado de aeronaves operacionais à frota.
Ray Edwards, Diretor da AgustaWestland disse: “O Sea King, após mais de 40 anos de serviço, continua a desempenhar um importante papel de apoio as tropas britânicas e possui um alto nível de disponibilidade na execução de missões de busca e salvamento (SAR). O sucesso do SKIOS, e de outros acordos semelhantes de soluções de suporte para o Merlin, Apache e o Wildcat, demonstram o compromisso da AgustaWestland com o MoD, para manter a disponibilidade das aeronaves e, ao mesmo tempo, reduzir os custos ao longo de sua viada útil operacional”.
Nos termos do contrato SKIOS, a AgustaWestland tem a responsabilidade de realizar a manutenção, serviços de oficina de segunda linha, peças de reposição e serviços de suporte técnico ao Sea King. Além disso, também vai oferecer serviços de manutenção de 1ª e 2ª linha aos Sea King de Busca e Salvamento da RAF, estacionados em oito bases: Wattisham Airfield, RAF Lossiemouth, DST Leconfield, RMB Chivenor, RAF Boulmer, RAF Valley, HMS Gannet and Mount Pleasant Airfield, nas Falklands. O Sea King fornece cobertura SAR 24 horas para a maior parte do Reino Unido e também as Ilhas Falklands.
O contrato SKIOS, que começou em 2005, introduziu o primeiro contrato de suporte integrado, feito pelo MoD, para um tipo específico de helicóptero.
A frota britânica do Sea King totaliza quase 90 aeronaves, sendo composta pelos Mk.3 e Mk.3A, da Royal Air Force, e o MK.4, Mk.5 e Mk.7 (ASAC), da Royal Navy.
FONTE: AgustaWestland
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval