Por Daniel Rittner
A fabricante sueca Saab pretende entregar mais quatro caças Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB) no último trimestre do ano. Duas aeronaves já ficaram prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping (Suécia), afirmou o vice-presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén, em entrevista ontem ao Valor.
A chegada ao Brasil do primeiro caça, de um total de 36 jatos Gripen encomendados pela FAB em contrato de 2015, completa um ano esta semana. Ele ainda está em processo de certificação militar. Franzén informou que duas das novas aeronaves serão transportadas de navio ao país, conforme acertado com o cliente, no fim de novembro. Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior.
“Temos um simulador integral de voo em Gavião Peixoto (SP), o único fora da Suécia, e estamos apoiando a FAB na introdução das aeronaves. Um piloto de testes está aqui em Linköping agora mesmo, trabalhando com a nossa equipe, há dois pilotos de testes da FAB e outros dois da Embraer no interior de São Paulo”, disse o executivo, ressaltando que o pacote não envolve apenas a entrega dos equipamentos.
“Quando se fala de um caça, não é exatamente como comprar um carro. Compra-se a manutenção, as armas, os simuladores, o treinamento. Também estão sendo treinados cinco pilotos operacionais.”
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) confirmou o recebimento dos quatro caças Gripen da versão E, que tem cabine para apenas um piloto. Os jatos da série F têm cabine dupla, o que permite a qualificação de outros aviadores.
“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano, sendo que as duas primeiras serão embarcadas para o Brasil, em seguida, para início das atividades no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto. As outras duas aeronaves devem ser embarcadas no primeiro semestre de 2022”, explicou o Cecomsaer, em nota.
Ressalta-se que as etapas de entrega e certificação passam por uma série de complexos processos que visam a garantir o cumprimento de todos os requisitos de qualidade, navegação e segurança de voo da aeronave.
No curto prazo, a fabricante sueca está de olho em três concorrências internacionais para o fornecimento de seus caças. Uma delas, na Colômbia, está na etapa de RFP (request for proposal) e o governo local fala na compra de 15 unidades. Parte da encomenda poderia ser montada no Brasil, afirmou Franzén. O F-16 e o Eurofighter também estão no páreo.
A Finlândia está prestes a tomar uma decisão sobre o fornecedor de 64 aeronaves. “Meu sentimento é de otimismo”, disse. Por fim, o Canadá deve decidir sobre uma encomenda de até 88 unidades. A Saab está entre os três finalistas.
FONTE: Valor Econômico
Gostaria de ver a Embraer entrar tambem na linha de carros eletricos. O Brasil e o único entre as maiores economias do mundo que não tem uma fábrica própria com tecnologia nacional
O que eu não entendo, porque a Embraer não pesquisa, elabora e fabrica seus próprios caças de quarta e quinta geração, temos tecnologia, engenheiros e cientistas capacitados para isso. Outros países como o Japão, a India, e até mesmo a China comunista, estão criando suas aeronaves com tecnologia própria. A Embraer, assim como fez com o KC-390, além dos modelos para o mercado civil, pode fazer isso. E parar de uma vez por todas de depender de tecnologias alheias, só assim nos tornaremos auto suficientes.
Cara a Suécia faz isso há mais de 50 anos. A embraer não quis reinventar a roda. agora ela vai melhorar a roda em parceria de outras empresas.
Produto bom, preço acessivel e fornecedor de confiança e eficiente. Os suecos são sérios
Brasil como sempre uma tartaruga quando esses caças ficarem operacionais já vão existir caças de 6 ou 7 geração já pelo mundo aí fora
Esse ai acha que comprar caça militar é como comprar Gol na VW.
Cria dos “canais militares” do YouTube.
Dunning–Kruger ☝️☝️ Detectado
🤮🤮🤮🤮
Excelente! Será que a rota vai ser a mesma (Navegantes)?
Qual a previsão de entrada em serviço da FAB?
Ansioso para ver esse bichão voando pelo Brasil afora!
$egurança foi o motivo de entrega de apenas duas unidades este ano ao invés das 4 previstas. Acredito que só estará ” operacional” em mais dois anos.
Até quando os F5 vão aguentar esta demora ? Estão chegando ao limite operacional.
Jose,o ultimo F5 modenizado foi entregue recentemente. Tudo esta correndo conforme croonograma. Vai dar tempo tranquilo.
O F5 deverá começar a dar baixa entre 2022 e 2023, variando de acordo com a fonte. As últimas células deverão dar baixa em torno de 2030. Sinceramente não creio em mais encomendas tendo em vista o histórico que o brasil tem. Para se ter uma ideia, no programa FX, falava-se de 136 células (tenho revistas especializadas da época com essa fonte, depois foi baixando para 120, depois 108, agora mais recentemente, falava-se de 72 células, mas o cmt da FAB deu uma ideia que deverá ficar em torno de 60 a 70, mas acho que nem isso!
Justamente. Em 2030 ou 2032 quando estivermos com o ultimo F5 saindo de operação ja estaremos no segundo lote do gripen. Não haverá um gap. Tudo esta dentro do cronograma