Boa Vista/RR – A Polícia Federal, em ação de apoio à fiscalização da ANAC, ANP e IBAMA, prendeu em flagrante um suspeito pelos crimes de usurpação de bens da União, extração ilegal de minério e transporte irregular de substância perigosa. Seis aeronaves e diversos bens utilizados em garimpo também foram apreendidos.
A ação ocorreu nesta quinta, 26/8, durante atuação de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em um hangar irregular no Distrito Industrial, em Boa Vista. No local foram encontradas diversas aeronaves com indícios de irregularidades operacionais, além de indicativos de atuarem abastecendo pontos estratégicos vinculados a garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomami.
No local havia seis helicópteros, cinco carcaças de helicópteros e diversas peças de reposição irregulares. Todas as aeronaves estavam descaracterizadas, com alterações proibidas implicando alteração de peso e balanceamento destas, além de algumas estarem passando por manutenção clandestina.
O IBAMA e a ANP foram acionados para participarem da ação, sendo apreendidos diversos insumos que seriam utilizados em garimpo, tais como motores, geradores de energia e mais de 10 mil litros de combustível, além de munições. Também houve o apoio do Exército e da PRF.
No local, um homem se identificou como responsável pelos hangares e foi preso em flagrante pelos crimes constantes dos Art. 2 – Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica, – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais, Art. 55 – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais e Art. 56 – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
COLABOROU: Victor Silva
Acredito que os Jet Rangers seriam aproveitados muito bem no IBAMA, já que operaram o mesmo tipo de helicóptero… Já o Esquilo, de repente, para a força de segurança de Roraima… Quanto ao S-76, de repente, alguma outra agência federal, talvez à próprio PF…
Acho difícil de ser usadas, pois a manutenção passa por processos rigorosos ! Imagino um policial ou bombeiro nesses helicópteros podendo correr o risco de acidente por não saber a procedência das manutenções
Tomara que repassem para o IBAMA,PM,PC e Bombeiros de Roraima.
Infelizmente, a burocracia não permite. Com certeza vão apodrecer em algum pátio, como muitos veículos que são apreendidos.
Nada a ver, há pouco tempo algumas polícias herdaram helicópteros apreendidos do tráfico. 3 anos atrás o CBMDF recebeu 1 helicóptero apreendido do tráfico. A PRF recebeu uma pequena frota de carros de luxo semana passada. Tu tá falando besteira.
Exato Gabriel, agora está mais fácil colocar em uso veículo apreendidos. Quanto à manutenção, basta passar por revisão e as peças são numeradas, podendo ser rastreadas e saber a procedência.