Por Ksenia Khabibullaeva
Ontem, 23 de agosto, durante os trabalhos de reparo programados na unidade militar do distrito de Narimanov, na região de Astrakhan, um MiG-29 foi tomado pelo fogo e destruído. Não há vítimas.
De acordo com o canal Telegram da publicação Baza, o caça incendiou-se e ficou totalmente queimado. A causa do incêndio do avião está sendo investigada.
No dia 18 de agosto na região outro avião caiu.
O MiG-29 fez um vôo de treinamento no território do local de teste de Ashuluk. A aeronave militar caiu em um local deserto, o piloto morreu em conseqüência da queda. Alguns especialistas sugerem que o caça caiu devido às condições climáticas adversas: membros da Comissão do Alto Comando das Forças Aeroespaciais do Ministério da Defesa investigam os verdadeiros motivos do acidente.
Observe que este é o quarto acidente de avião envolvendo aeronaves militares.
Em 17 de agosto, o avião Il-112V caiu perto de Moscou. Em seguida, três pilotos experientes foram mortos. Oficialmente, a causa do incidente ainda é desconhecida, a versão principal da tragédia é um mau funcionamento técnico. Assista o vídeo aqui!
Em 14 de agosto, um avião russo Beriev-200 caiu na Turquia. A queda do avião ocorreu durante o combate a um incêndio natural. Haviam cinco russos a bordo. Saiba mais aqui!
FONTE: Astrakhan Daily
Na minha opinião, a Rússia já deveriia dar baixa em, pelo menos, boa parte da frota de MiG-29 (estão com mais de 30 anos). E lembrando que os MiG-29 SMT são pacotes de modernização aplicados em células USADAS de MiG-29S, ou seja, os SMT também já estão com idade avançada (apesar de possuir sistemas mais modernos).
Outro ponto interessante é que o MiG-29 está apagado dentro da VKS. A Rússia sempre mostra seus Su-30/Su-34/Su-35 e até os Su-24/Su-25 durante operações (interceptação, patrulhamento, voo rasante sobre a cabeça dos navios da OTAN), mas eu até agora não vi a Rússia operar seus MiG-29 nestas situações de display de dissuasão.