O aparecimento recente na internet, da imagem do segundo Destroyer tipo 052D da China, despertou especulação que a versão mais avançada deste navio de guerra, está pronto para ir o mar.
A estação de TV HBTVda província de Hubei, informou que o navio em que a foto foi decorado com bandeiras chinesas, sugerindo que estava pronto para o lançamento.
Não é incomum para a China, liberar fotos de suas novas armas para os usuários da Internet, a fim de mostrar seu auto-desenvolvimento antes de confirmar a sua existência, HBTV disse.
O comentarista político Zhang Bin disse à HBTV, que o lançamento do Destroyer seria um marco para a industria naval da China, uma vez que iria enviar uma advertência velada para outros países, especialmente ao Japão, que está envolvido em uma disputa territorial com a China sobre as ilhas Diaoyutai, conhecidas no Japão como Senkakus.
O homem susceptível de se tornar primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que depois que seu partido ganhou as eleições parlamentares de16 de dezembro, que a soberania do Japão sobre as Diaoyutais é incontestável, disse Zhang, mas o lançamento do segundo Destroyer da China tipo 052D, forçaria Abe a baixar a voz ao fazer reivindicações semelhantes no futuro.
O momento do aparecimento da imagem na Internet após as declarações de Abe não poderia ser uma coincidência, disse Zhang.
Ele disse que uma foto do primeiro Porta Aviões chinês Liaoning, apareceu na Internet em 25 de setembro, pouco depois do Secretário de Defesa americano, Leon Panetta visitar Pequim.
Uma imagem do caça J-31 stealth da China, foi publicada na internet em 05 de novembro, durante o auge da disputa sino-japonesa sobre as Diaoyutais. E uma imagem que mostra o vôo de teste bem sucedido do J-15 da China em seu porta-aviões apareceu em 25 de novembro, logo após o presidente Barack Obama visitar três países do sudeste asiático, incluindo a China perto de aliados de Mianmar e Camboja.
Como sucessor do Tipo 52C, o Destroyer Tipo 052D, foi anunciado como versão chinesa no ‘Estado da Arte’ de um Destroyer AEGIS. Ele é equipado com 64 células de lançamento de mísseis verticais, permitindo o combate anti-aéreo, anti-navio e mísseis de ataque ao solo, o que é certo para mudar o equilíbrio militar regional significativamente.
FONTE: Taipei Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval