Por Luiz Padilha
O Taliban após retomar o poder no Afeganistão, se apossou de equipamentos de guerra dos EUA. Segundo relatos da Reuters, é possível ver soldados do Taliban procurando por armas de fogo, além de já terem pego aviões e muitos Humvees.
Há pouco mais de um mês, o Afeganistão recebeu dos EUA novos helicópteros. Após a rápida tomada do Talibã da capital do Afeganistão e a evacuação das tropas americanas, tudo que não foi possível destruir, foi deixado para trás e agora pertence ao Taliban.
O que o governo Biden teme, é a possibilidade do Taliban abrigar o grupo terrorista Al-Qaeda, responsável pelo ataque de 11 de Setembro, o que representa uma ameaça significativa para os Estados Unidos.
Caso isso ocorra, o governo Biden não descarta o uso de ataques aéreos contra os equipamentos maiores.
Biden declarou em um programa de televisão da ABC News que não acredita que o Talibã tenha mudado desde a última vez que estiveram no poder. Perguntado se a inteligência previa que a Al-Qaeda voltaria ao Afeganistão após a retirada das tropas americanas”, ele disse: “Pode ser, mas aqui está o acordo: al-Qaeda, ISIS, eles assinaram”.
“Há uma ameaça significativamente maior para os EUA em outros lugares do mundo do que o Afeganistão. Temos a Síria, a África Oriental, e precisamos manter a capacidade “além do horizonte”, para combatê-las”.
Os veículos da imagem acima, são os JLTV fabricados pela Oshkhosh. A Marinha do Brasil dentro do programa PROADSUMUS, adquiriu 12 JLTV novos para os Fuzileiros Navais.
Ver essa quantidade de equipamentos sendo abandonada pelos EUA no Afeganistão, trás uma pergunta: Por que não foram destruídos? Por que permitir que o Taliban se apossasse deles?
O povo afegão irá sentir na pele essa irresponsabilidade.
“O que o governo Biden teme, é a possibilidade do Taliban abrigar o grupo terrorista Al-Qaeda, responsável pelo ataque de 11 de Setembro, o que representa uma ameaça significativa para os Estados Unidos.”
Repita mil vezes e mesmo assim continuará sendo uma inverdade…
Os EUA invadiram o Afeganistão há vinte anos atrás alegando que o Talibã e a Al-Qaeda fizeram o 11 de setembro…
NUNCA encontraram qualquer evidência disso e Osama Bin Laden foi morto no Paquistão há 10 anos e não no Afeganistão…
Dizer que o Talibã é o mesmo ou mesmo um aliado da Al-Qaeda é o mesmo que confundir japonês com coreano…
São parecidos mas são inimigos históricos…
O que os governos Trump e Biden quiseram foi se livrar do Afeganistão e colocar essa batata quente na porta da China, Rússia e Irã.
Um governo iniciou o processo e outro acelerou ao máximo…
E a batata quente ficará fervente com essa “massiva doação” de material militar americano para o Talibã…
LEMBRO que o governo americano fez um acordo bilateral secreto com o Talibã sem incluir o ex-governo afegão e igualmente os aliados da coalisão…
Deixem de ser INGÊNUOS, nada disso ocorreu por acaso ou imprevisto…
Repetindo esse discurso americano maroto encobrindo a verdade que ocorre…
Na verdade os Aviões, os carros e armas Foram doados pelos EUA ao pseudo exercito Afegão que se acovardou e deixaram suas bases correndo! As tropas Americanas estavam concentradas na Capital Cabul para sua retirada e ainda permanecem no aeroporto.
Claro que faltou planejamento para uma retirada mais tranquila!
Isto sim eh uma vergonha alheia!
Eua foi pai dos Talibãs nos anos 80 e agora tá sendo mãe…
Tanto o presidente do Afeganistão qto suas forças armadas foram covardes. A mesma história dos sul – vietnamitas. Depois alguns dizem que os EUA viraram as costas. Eles fizeram sua parte.
Concordo plenamente. As FAs do Afeganistão “possuem” 300 mil soldados treinados e muito bem armados para resistir a qualquer avanço do Taliban.
Agora se eles não quiseram lutar o problema é deles.
Sinto pelos inocentes que vão sofrer, mas se houve covardia foi exatamente dos governantes e das forças armadas do Afeganistão.
Lembrando que M-ATV não é a mesma coisa que JLTV. Os Fuzileiros Navais estão adquirindo os JLTV que é primo do M-ATV ambos fabricados pela Oshkosh.
Diogo se vc pesquisar verá que as Forças americanas possuem os dois modelos. Um é um pouco menor que o outro. O JLTV é menor que o M-ATV. Não consegui ver a diferença na imagem, mas fiz a correção. Obrigado.
Os EUA são iguais ao Império Romano. Está em declinio. O resuktado veremos no fim desse governo democrata.
Essa foi a maior e mais rápida transferência de equipamentos militares para uma organização terrorista da história.
Hoje eles tem mais veículos novos que o Brasil KKKKKKKK
Verdade nua e crua!
Quem disse que estão em condições de rodar?
Estranho terem deixado dezenas de Super Tucanos, helicópteros de ataque, centenas de MRAPs e milhares de fuzis, coletes, capacetes, granadas, bombas, foguetes… É quase como se eles quisessem deixar os talibãs armados até os dentes! Deve ser só uma coincidência bobinha…
Moço, centenas de Hummves e sabe Deus quantos M-ATV’s e MRAP’s ,fora os equipamentos e armamentos.
Muito vergonhoso!
Deram de presente para o Talibã brincar com a população afegã e avançar em outros territórios.