Nos dias 14 e 15 de agosto, 22 aeronaves militares e 24 helicópteros militares do Afeganistão, transportando 585 militares armados do país vizinho, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. As aeronaves pousaram à força no aeroporto internacional de Termez, informou nesta segunda-feira a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Uzbequistão.
No dia 15 de agosto, três aeronaves militares afegãs A-29 Embraer 314 solicitaram permissão para pousar no aeroporto de Khanabad, em Karshi. Eles foram redirecionados para o aeroporto de Termez acompanhados por duas aeronaves militares MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão.
“No entanto, durante a escolta, as aeronaves A-29 e MiG-29 colidiram e caíram no distrito de Sherabad, na região de Surkhandarya. Os pilotos dessas aeronaves foram ejetados e pousaram de pára-quedas”, diz a mensagem.
No mesmo dia, 158 cidadãos e militares afegãos entraram ilegalmente no território da região de Termez, no Uzbequistão, através do rio Amu Darya.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Gazeta.uz
A – 29 não foi abatido, foi um acidente, menos mal, já que milhares de pessoas não vão ter essa oportunidade de saírem do Afeganistão.