Os oito tripulantes de uma aeronave russa de combate a incêndio morreram neste sábado, 14 de agosto, quando a aeronave Beriev-200 caiu na Turquia, agravando o equilíbrio humano de desastres naturais que atingiu o país nas últimas semanas. A tripulação desta aeronave que interveio para extinguir um incêndio em Kahramanmaras (sul da Turquia) era composta por cinco russos e três turcos, segundo anuncio em Moscou e Ancara.
Este acidente afeta ainda mais a Turquia, um país afetado desde o mês passado de incêndios no sul, então esta semana por inundações que fizeram mais de 50 mortes no norte, de acordo com uma avaliação temporária. O avião russo caiu logo após fazer uma passagem para soltar sua carga de água para extinguir um incêndio, segundo um canal turco de TV.
As imagens difundidas pela mídia turca, mostram uma coluna de fumaça subindo em uma área montanhosa e de difícil acesso onde o avião de combate a incêndio caiu. A aeronave Beriev-200, foi alugada pela Direção Turca das Florestas e interveio sábado para extinguir um incêndio que se iniciou por causa de um raio.
“A dor dessa perda nos une”, disse o presidente russo, Vladimir Putin em um telegrama de condolências dirigido a Recep Tayyip Erodgan, segundo o Kremlin. “Condolências à nossa nação e ao povo russo. Este sacrifício heróico não será esquecido”, reagiu o porta voz turca, Mevlüt Cavusoglu.
A costa sul devastada por incêndios
Este incidente aeronáutico ocorre enquanto a Turquia achava que terminaria com os incêndios que devastaram sua costa sul no final de julho e início de agosto, fazendo oito mortos. As autoridades anunciaram no início desta semana dominaram todos os incêndios, mas novos focos foram registrados desde Kahramanmaras.
Esses incêndios destacaram a falta de meios aéreos para combater incêndios, levantando fortes críticas contra o governo do Sr. Erdogan. Ankara foi forçada a alugar vários dispositivos em Israel e na Rússia. A Espanha também enviou um avião para ajudar.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Le Figaro com AFP
Não é fácil voar visual em terreno montanhoso, dentro de vales, é fácil desorientar. Lamentável!