A Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), produziu um videoclipe em homenagem aos 50 anos de operação do T-25 na Força Aérea Brasileira (FAB). O vetor é de instrução primária e utilizado pelos Cadetes Aviadores que estão no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, em Pirassununga (SP).
O vídeo mostra a estrutura da AFA e dos hangares, de onde os Cadetes decolam para os voos de instrução, além das orientações recebidas, manobras e diversas formações aéreas.
Bela homenagem a obra mais longeva e influente do engenheiro Joseph Kovács…
Mas a notícia que se espera é a decisão mais que adiada da FAB que é a da sua substituição…
De preferência de uma outra aeronave nacional aproveitando a competência local e usando a melhor capacidade da FAB que é definir especificações e estabelecer um envelope de desempenho de aeronaves que acabam gerando excelentes aeronaves, inovadoras e 100% adequadas as nossas missões.
Comprar 50 Grobs ou qualquer outra aeronave no exterior é um retrocesso brutal e só cabível para quem gosta de solução fácil ou ama tudo que vem de fora…
Seria simplesmente ridículo gastar centenas de milhões de dólares a mais para adquirir o Gripen E para receber a transferência de tecnologia visando desenvolver a Engenharia Aeronáutica no Brasil e na hora de se substituir um MERO treinador básico fazer uma compra de prateleira ao invés de FINANCIAR um projeto já disponível no país para a sua substituição , seja o T-Xc Sovi da Novaer ou QUALQUER outro projeto que se decida financiar…
Foi feita uma bela homenagem ao Neiva T-25 Universal, só espetar alguns em monumentos em praças, mandar alguns para museus, leiloar o restante ainda em condições de voo para particulares.
Agora a FAB já pode assinar o pedido de compra de pelo menos uns quarenta Grob G 120TP (troca na proporção de 2×1).
50 anos é história, viu?
Parabéns a Força Aérea Brasileira pela capacidade em manter os T-25 voando até os dias de hoje! A Força Aérea Brasileira realmente tira leite de pedra para conseguir manter a operacionalidade de tudo e algo que se destacou muito neste quesito, foram os F-5. São dignos de aplausos e reconhecimento por tudo isso.
A pergunta que fica é, qual será a aeronave substituta dos T-25 futuramente? Será os T-27 modernizados ou o A-29 Super Tucano?
TÁ DE BRICADEIRA COMPANHEIRO???
Ou é só ironia ou sarcasmo?
Instrução Primária!!!
Só tem três soluções:
a) do preguiçoso capacho que é comprar uma aeronave no exterior;
b) opção Brasil, T-Xc Sovi da Novaer ou a FAB especificar e financiar uma nova aeronave a ser desenvolvida no país;
c) do preguiçoso tecnológico abobado, defender que não há mais necessidade de aeronave de treinamento primário na AFA e que na admissão se exija o brevê de piloto civil e o voo básico será em simulador e se passa direto para o T-27;
Me interessa saber o que a DONA FAB acha e por quanto TEMPO MAIS ela vai manter este esdrúxulo tempo estendido de uma aeronave desenvolvida na década de 60, que entrou em serviço no início da década de 70 e ainda continua voando entrando no início da terceira década deste novo século…
Não, eu não estou de brincadeira. Escrevi sério pois, apesar dos problemas que as Forças Armadas possuem, a FAB, ter conseguido, melhor, estar conseguindo manter estes aviões voando, é pra ser aplaudido sim. Obviamente que já passou da hora de substituí-lo, isso é indiscutível, mas, que o bom trabalho foi feito, isso foi.
Concordo 100% com o elogio quanto à capacidade de manutenção operacional do pessoal da FAB.
Mas NADA me deixa mais preocupado que esta falta de ação (ou ação lenta) da FAB, às vésperas da chegada dos Gripens E/F, no que tange a frota de instrução T-25, T-27 e A-29!!!
instrução avançada – aeronave turboélice Super Tucano adaptada no serviço de um jato treinador
instrução intermediária – aeronave excelente mas defasada tecnologicamente que recebeu apenas uma meia sola nos aviônicos feita por uma empresa vinda DO NADA ao invés da EMBRAER (TOMARA QUE TUDO FIQUE OK) e claro pintura nova…
instrução primária – uma aeronave estendida acima e além do razoável, uma situação perigosa de POTENCIAL de renovação emergencial desastrosa de “modelo indiano” com cadetes caindo dos céus e compra forçada de emergência de prateleira NO EXTERIOR.
Para mim é incompreensível que exista um projeto nacional como o T-Xc da Novaer, adequado tecnicamente a nova era do Gripen e que inclusive foi nomeado pelos próprios cadetes da AFA cono Sovi e até agora NADA DE DECISÃO?!?!
Vou só te lembrar meu caro Giba que a substituição do T-25 pelo TX-c da NOVAER não foi para a frente pelo fato do então Ministro da Defesa, Celso “megalonanico” Amorim, ter se comprometido a financiar o malfadado UNASUR-1, uma avioneta argentina que previsivelmente não foi para a frente.
Cara além de seu “relógio interno” estar totalmente descompensado Celso Amorim foi ministro da Defesa de 2011 até janeiro de 2015.
Casar isso com a manutenção até 2021 do T-25 isto quer dizer que TODOS os Ministros da Defesa posteriores foram incompetentes nas suas funções.
E a FAB (a quem a questão interessa) também foi inativa em reverter/obter uma decisão que lhe interessa.
O concurso na AFA que nomeou o T-Xc como Sovi foi em Dezembro de 2014, ainda sob a Gestão de Celso Amorim no Ministério de Defesa o que é ABSOLUTAMENTE incongruente com os teus argumentos.
O que você não entendeu ATÉ HOJE é que como diplomata e dentro do contexto da época o apoio ao projeto do treinador argentino era uma ação político-diplomática e em nenhum momento a posição do Projeto T-Cx esteve em risco na AFA.
O objetivo de longo prazo era dar corda ao projeto da UNASUL e posteriormente, após o conceito de aeronave treinadora sul-americana estar aprovado, mostrar que o Projeto Brasileiro estava pronto e era tecnicamente superior ao incipiente projeto argentino.
Mas isso é MUUUUUITO difícil para teu cérebro ideologicamente embotado alcançar…
Não foi a aeronave que não deu certo, foi a UNASUL que foi detonada pelo avanço da direita na América do Sul com o apoio dos EUA que implodiu com a DIREITIZAÇÃO da Colômbia e da Argentina (aliás o tal projeto argentino não prosperou JUSTAMENTE pela mudança da política para direita na Argentina) …