Por Martin Manaranche
Esta versão, chamada VC 9.0 SCA, é o culminar do desenvolvimento do núcleo e do trabalho de integração avançada no LBTS. Ele será instalado a bordo do submarino S-80 a partir de 31 de agosto, após o qual os testes do sistema de combate terão início.
O ICSC disponibiliza ao conjunto de armas e sensores do Sistema de Combate um elevado nível de integração para a gestão da informação operacional e do centro de comando e controle, permitindo adquirir, avaliar e apresentar todas as informações necessárias para as operações ofensivas, defensivas ou ações de inteligência a serem desenvolvidas a cada momento, incluindo o controle das armas e contra-medidas a serem utilizadas e seus dispositivos de lançamento.
Graças a isso, o sistema de combate é capaz de obter e rastrear vários alvos em diferentes cenários e gerenciá-los simultaneamente.
- Sonares ativos e passivos de curto, médio e longo alcance, para tarefas de exploração, ataque e navegação.
- Sistemas de detecção eletrônica, optrônica e eletromagnética para missões de combate ou operações de inteligência.
- Auxílios de navegação precisos Sistema de comunicações integrado, incluindo link de satélite e link de dados táticos com outras unidades navais via Link-11 e Link-22
- Sistemas de armas para intervenção no mar: mísseis anti-navio de lançamento subaquático, torpedos multifuncionais pesados e minas.
Os testes de qualificação foram concebidos com um duplo objetivo: por um lado, garantir a funcionalidade e disponibilidade do ICSC em situação de elevada carga operacional, apoiando a gestão do número máximo de contatos e pontos de referência estabelecidos pelos requisitos e, por por outro lado, para demonstrar a operação integrada das diferentes capacidades em cenários que simulam as condições reais de operação para as quais o ICSC foi projetado.
Além disso, durante o último mês de julho, as obras de embarque do Periscópio de Ataque do submarino foram realizadas, e os consoles correspondentes foram instalados, testados e preparados na Sala de Comando e Controle do S-81 ‘Isaac Peral’.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
Mais submarino europeu.