O Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de dezoito helicópteros CH-53K King Stallion para Israel, com um custo estimado de US$ 3,4 bilhões. Israel solicitou a compra dos helicópteros e equipamentos associados após selecionar o CH-53K como sucessor de sua frota de helicópteros CH-53D Yasur, em fevereiro deste ano.
De acordo com os detalhes de uma declaração da DSCA (Defense Security Cooperation Agency), a venda inclui, além dos helicópteros, até 60 motores T408-GE-400, sistema de posicionamento global integrado/sistemas de navegação inercial, equipamento de comunicação, armamento GAU-21 de calibre .50, sistemas de planejamento de missão e outros itens de suporte.
A venda proposta irá melhorar a capacidade da Força Aérea de Israel de transportar veículos blindados, pessoal e equipamento para apoiar as suas operações.
Alimentado por três motores General Electric T-408, o CH-53K pode levantar mais de 36.000 libras e pode transportar 30 passageiros ou tropas. O CH-53K King Stallion também está sendo adquirido pelo U.S. Marine Corps (USMC), que planeja comprar 200 helicópteros, programados para entrar em serviço entre 2023 e 2024.
Israel deverá que receber seus CH-54K por volta da mesma época, quando os seus CH-53 estarão chegando ao fim da vida útil, em 2025.
FONTE: DSCA/Sikorsky
FOTO: Sikorsky/Lockheed Martin
Será que veremos os King Stallions israelenses roubando radares iranianos na Síria tal como vimos seus antecessores fazerem no Sinai?
A Alemanha tem grande possibilidade de ser a próxima usuária deste modelo, em substituição aos CH-53G.
Alguma mente esclarecida poderia explicar a um pobre mortal (eu) qual a razão de se optar pelos king Stalion, em detrimento aos Chinook?
Para os US Marines eu até entendo, pois participação prioritariamente de operações embarcadas, mas esse não é o caso das IDF, onde participarão majoritariamente de operações terrestres. Além de maior capacidade de passageiros, o Chinook é bem mais barato (essa coisa custa mais que um F-35!)
Se alguém souber, por favor ajude.
A IDF também opera essa aeronave, eles estão substituindo as novas pelas as antigas.
Eles já operam este monstro fantástico, só vão substituir a frota.
Essa versão específica carrega mais carga que o Chinook, tanto que a Boeing está correndo para apresentar uma versão com a turbina T408.
Além disso, a manutenção da logística e do conhecimento de manutenção e toda a infraestrutura. Israel opera o CH-53 a mais de 50 anos.