Foi noticiado no Reino Unido que as duas Fragatas Type 23 HMS Monmouth (F 235) e HMS Montrose (F 236), serão doadas à Grécia como parte dos esforços para ‘adoçar o negócio’ para vender a Arrowhead 140 à Marinha Grega. Os dois navios serão descomissionados e oferecidos, como uma “solução tampão”, para ajudar a Babcock International a fechar um acordo multibilionário para construir as novas fragatas.
Em março, foi anunciado que a Montrose e a Monmouth, seriam desativadas antes do planejado como parte da Revisão Integrada da Defesa. Em 2021, a Montrose permanece desdobrada, mas já está programada para retornar ao Reino Unido em 2022. Enquanto isso, a HMS Monmouth permanece parada aguardando uma definição.
David Lockwood, CEO da Babcock International liderou uma série de reuniões na Grécia com pessoas chave da indústria, funcionários do governo e empresas da cadeia de suprimentos. Um programa abrangente de discussões foi realizado enquanto a Babcock reforçava os pontos fortes da oferta feita pela empresa e pelo Governo do Reino Unido para fornecer à Grécia um programa de modernização da Classe Hydra, uma solução provisória e quatro Fragatas Arrowhead 140.
A Arrowhead 140 já foi escolhida pela Royal Navy para seu futuro programa de Fragatas Type 31. A empresa está empenhada em apoiar a indústria grega para construir os novos navios na Grécia, revigorando a cadeia de abastecimento local, atualizando a infraestrutura, modernizando as instalações, aprimorando e aumentando a força de trabalho local e transferindo conhecimento e tecnologia.
A melhor compra por oportunidade até agora foi perdida quando da venda das duas Fragatas da classe Adelaide (OHP) Australianas que são navios mais modernos do que tudo que temos até o momento e mais bem armados até do que as futuras Corvetas da classe Tamandaré… Seriam perfeitas para realizar a escolta anti-aérea do nosso PHM Atlântico. Agora nos resta aguardar as possíveis disponibilidades da classe Halifax do Canadá e ANZAC Australianas ambas a partir de 2024 a disponibilidade italiana dos dois Destróier Durand de La Penne inicialmente previstos para darem baixa em 2028 estes últimos navios superlativos e ainda bastante atuais que tal como as classe Adelaide cumpririam o papel de escoltas de defesa aérea de área inexistentes na esquadra brasileira desde a desativação do Porta Aviões São Paulo.
Comemos mosca!
Não comemos não! O MoD travou a possível negociação das duas Fragatas para qualquer país (inclusive o Brasil), para deixá-las como uma carta na manga para a concorrência grega.
Boa tarde amigo Guilherme existe a possibilidade das fragata tipo-23 serem vendidas a MB?
Sim, a chance e a mesma que de um.burro voar, ou melhor:
Dois burros voarem.
Fábio,
Por enquanto não.