A Sikorsky, uma empresa Lockheed Martin, assinou um contrato de quatro anos com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer suporte logístico aos dezesseis helicópteros UH-60L Black Hawk. O contrato vai melhorar o apoio à frota, resultante do armazenamento local de peças sobressalentes necessárias, assistência de um técnico regional da Sikorsky em serviço de campo e suporte técnico direto da Sikorsky Engineering.
“Agradecemos à Força Aérea Brasileira por escolher a Sikorsky para fornecer o mais alto nível de suporte logístico para sua frota de helicópteros Black Hawk”, disse Felipe Benvegnu, diretor de desenvolvimento de negócios de da Sikorsky. “O armazenamento local de peças sobressalentes eliminará os longos prazos de entrega de materiais que manteriam uma aeronave no solo. A estreita colaboração com os engenheiros da Sikorsky, seja virtual ou pessoalmente, também ajudará os mantenedores da Força Aérea a melhorar as taxas de prontidão dessas aeronaves utilitárias para missões importantes, como busca e resgate ”.
A Força Aérea Brasileira adquiriu dezesseis helicópteros Black Hawk via FMS (Foreign Military Sales) entre 2006 e 2013.
O contrato com a FAB segue o modelo de um acordo plurianual de suporte logístico entre a Sikorsky e o Exército Brasileiro. Em 2019, após contratos anteriores com o Exército, a taxa de disponibilidade de voo das quatro aeronaves HM-2 Black Hawk do Exército atingiu 100 %.
Acho desnecessário um helicóptero tão caro e tão custoso como este, o ideal seria substituí-lo pelo H225 da Helibras, que é um helicóptero bem moderno, robusto e que exerce as mesmas funções do Blackhawk, sem contar que é um helicóptero produzido nacionalmente sob licença, o que é muito bom para a logística e manutenção do mesmo. O EB e a FAB deveriam repensar bem isso aí.
Ao que sei os dois helis são de portes e destinados a diferentes operações/atividades.
Um não substitui o outro… E bem que faz as nossas Forças Armadas terem variados equipamentos sem depender de um único fornecedor.
O Black-Hawk é uma máquina mais do que testada e aprovada nos diversos países onde opera.
O H225 é versátil e exerce também as mesmas funções do Blackhawk de busca e salvamento além de transporte e logística.
Deveríamos desenvolver nossos próprios helicópteros para não dependermos dos outros.
Saudação xará!
Creio que é totalmente diferente do que você pensa!
O h225M Tem um custo de operação,maior que os Black Hawk
Ainda tem aquele papo,sobre a Caixa de Transmissão do H225
Nunca falaram se havia sido concertado
Deus nos livre! Há mais de 10 anos o primeiro H225M foi recebido e até hoje o problema da MGB ainda não foi definitivamente resolvido. E a Helibras é uma subsidiária da Airbus….então, não tem nada dessa perfeição do H225M que vc colocou.
Com o Black Hawk temos um helicóptero robusto, resistente, confiável e pau pra toda obra.
O problema é que os EUA não farão a transferência de tecnologia desses Blackhawk para o Brasil, para que o nosso país possa fabricá-lo.
Ótima reportagem, adoro saber das novidades da nossa Força Aérea Brasileira
FAB com 16 e o EB só com 4, o MD deveria encomendar uns 50 bichões deste e distribuir entre as forças e nisso tbm adquirir kits para transformar o BH em helicóptero de reconhecimento armado e ataque. Baita máquina!