Durante a Certificação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld/Ponta Grossa-PR), para o 2º Ciclo da Prontidão Operacional para o ano de 2021 (FORPRON/2021), a equipe de mecânicos de blindados do 5º Batalhão Logístico (5º B Log/Curitiba-PR), realizou a manutenção de uma viatura blindada de combate carro de combate (VBCCC) Leopard 1A5 BR, utilizando para isso a Viatura Blindada Especial (VBE) Socorro Bergepanzer.
A manutenção consistiu na substituição do conjunto de força (motor/transmissão) de uma VBCCC Leopard 1A5 BR, em apenas 45 minutos e no próprio local onde ocorria a operação. Esse trabalho inédito possibilitou a continuidade do emprego da viatura no exercício e evitou a interrupção do adestramento da sua guarnição e de custos financeiros com o seu reboque até a Base Logística da Brigada (BLB).
Ao final, o Tenente-Coronel Neitzke, Comandante 5º B Log, destacou o grande conhecimento técnico e a qualidade do trabalho que foram demonstrados pela equipe de mecânicos de blindados da Unidade.
Primeiro , parabéns à equipe de manutenção! Pelo visto foi um trabalho bem rápido e eficiente.
Agora, uma curiosidade: provavelmente tratou-se de um exercicio simulado. Ou foi uma manutenção necessaria e inesperada?
Bom dia. Foi um exercício, uma simulação de pane, como se o Leopard apresentasse um problema. Mas a troca foi realizada realmente, a equipe de mecânicos retirou o motor e a transmissão “defeituosos” e colocaram outro conjunto, transportado pelo Bergepanzer. Abraço.
Se não me engano ai é Marechal Hermes em SC.
Cara, comi muito pinhão por lá.
Frito, cozido e assado!!
Este mato ai é muito perigoso, tem arvores com uns espinhos enormes, se entra na pele, ishi, se prepare para sofrer.
Eu me lembro de um evento que ocorreu com um soldado da minha companhia, ele tinha costume de dormir embaixo dos caminhões, e, bem, o caminhão passou por cima dele.
Legal, gostei.
Karaka, o Bergepanzer carregou o outro motor nas costas ???
Sim, existe um suporte especial para que o Bergepanzer carregue um conjunto de força completo (motor e transmissão), de forma a realizar uma troca em caso de necessidade. Assim, o veículo danificado volta rapidamente à ação, enquanto os mecânicos podem transportar o motor ou transmissão defeituosos até uma área de apoio logístico e trabalhar com mais calma no problema.