Leia abaixo a nota oficial emitida pelo Ministério da Defesa:
Brasília, 22/07/2021- Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a Presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os Presidentes dos Poderes, por meio de interlocutores.
Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional.
O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro.
Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias.
A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema.
Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa
A pergunta que fica é… O que isso tem a ver com Defesa, para que o MD se dedique a se debruçar sobre?!
É por essas e outras, na qual o atual governo mistura assuntos militares/defesa com política-ideológica-partidária interna, é que essa situação ganha contornos estúpidos.
Parece que o oficialato das FFAA esqueceram das lições do passado…
Voto impresso como estão defendendo não é pratico.
Todo candidato derrotado vai pedir recontagem. O processo eleitoral vai se arrastar por meses na justiça na maioria dos casos. Dependendo da recontagem, podemos ter 2 resultados diferentes ( o que colocaria em cheque todo o processo de apuração). Afinal acabamos tendo 2 métodos de contagem.
Isto não é prático.
Se é para ter voto impresso, que voltemos ao voto em cedula, sem urna eletronica
A militancia de esquerda mentirosa e desinformadora está achando que suas mentiras irão eleger o maior corruPTo e mentiroso com a ajuda dessa imprensa falida e sem credibilidade.
Lá vem a ladainha do zap…
A imprensa marrom (grande mídia) está sucumbindo/quebrando e como ultimos suspiros, tudo o que consegue produzir para tentar segurar que resta de audiência é isso: instabilidades, atritos, fofocas, diz-que-disse, deboche e distorção de fatos.
Todos sabem que a história é verdadeira. Estão desesperados porque esse governo é um governo militar e está derretendo. Sabem que vão perder. Escolheram o candidato errado. Deu tudo errado. E não tinha como ser diferente, dado o histórico do “cidadão de bem” que ocupa a cadeira do Planalto. Lamentável, em todos os aspectos. O cenário internacional de hoje é muito diferente daquele da Guerra Fria. Os atores econômicos de hoje são outros. A sociedade é outra. Conquistas civilizatórias mínimas foram conquistadas a duras penas. Não vão destruir isso.
Em tempo: as eleições são seguras e já são auditáveis. A eleição desse presidente, da deputada Bia Kicis, da deputada Carla Zambelli, do Daniel Silveira, do Hélio “Negão”, e tantos outros, são a prova de que as eleições são isentas. Sempre foram. Essa maluquice toda de fraude é mais um factóide para criar cenário de desestabilização.
Ricardo, este espaço permite comentários desde que não sejam feitos com adjetivos jocosos contra pessoas, sejam elas comentaristas ou pessoas públicas. Entendo sua visão, mas se você realmente deseja ver seus comentários postados aqui no DAN, tente ser menos agressivo quando fizer. Detalhe: Nosso sistema as vezes falha e alguns adjetivos acabam passando em alguns comentários infelizmente.
Continue se posicionando, mas de uma forma onde possamos ler sem ter que ficar editando termos chulos. OK? Obrigado.
Você disse tudo.
Imagino o que está naquilo que foi censurado. Sem problemas, conseguimos entender.
O Administrador está correto em “dar o puxão de orelhas”. Infelizmente, dado ao ramo em que eles atuam, ele não pode e muito menos ainda, deve fazer a a mesma censura a esses “militares”.
Temos que persistir na verdade e sem medo. Mas com as palavras corretas. De forma muito diferente desse desgoverno.
Parabéns aos editores por serem isentos e neutros.
Abraços a todos.
É triste, chega a ser desolador, ver brasileiros apoiando o errado, o trambique. Isso mostra que o Brasil já era. Depois que se tornar uma Argentina e passar fome aí quero vê o que vão inventar de desculpa.
Renan, de onde vc tirou que o eleitor levara o comprovante em quem ele votou? Não e não. o Eleitor não terá contato com o comprovante.. tem diversos vídeos na exemplificando como funcionara.
Outra desinformação ou falta de conhecimento como funciona as instituições do seu pais, Um candidato a qualquer cargo político não vai no prefeito ou qualquer presidente de executivo ou legislativo pra solicitar verificação de fraude eleitoral, vão nas instâncias dos órgãos regulamentadores , Ministério Público e Judiciario.
Se informem para melhor saber o que falar e orientar as outras pessoas.
Com relação ao voto auditável. Ninguém vai sair da seção eleitoral com comprovante em quem votou.
O voto será impresso e o eleitor vai poder verificar se o que foi votado é o que foi computado (voto impresso). Nada além disso!
Este artigo explica alguns pontos importantes da proposta.
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/voto-impresso-auditavel-argumentos-contra-favor/amp/
Obrigado MMerlin!
Inclusive, eu já havia lido esse artigo…
Abs,
Sim, mas esse papelzinho vai ser depositado num recipiente. Esse recipiente vai ser transportado por alguém, provavelmente com escolta policial. Sabemos como o milicianato opera nas comunidades. Não é uma boa ideia. Para além de ser uma ideia muito cara: 2,5 bilhões para ver um papelzinho ser depositado na urna.
Mais: o presidente ataca a credibilidade das urnas sem qualquer fundamento (até agora não apresentou prova alguma, apenas factóides) e o mais importante: as urnas foram desenvolvidas com auxílio dos militares – o grupo técnico foi integrado por três engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um do Exército, um da Aeronáutica, um da Marinha e um do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Coisas desses tristes trópicos.
Ricardo,
É assim praticamente no mundo inteiro, voto no papel transportado e contado manualmente. Lembrando que a contagem vai continuar eletrônica no Brasil, isso não vai mudar, o que muda é a possibilidade de se auditar no caso de alguma suspeita de fraude…
Me desculpe, ideia cara é R$ 6 Bi para fundo eleitoral!
Pois é, Seu Guilherme, o fundão de 6Bi é um tapa na cara da sociedade. E adivinha quem votou a favor do Fundão? Justamente a base aliada do Sr Presidente da República, hilário isso, né!? São esses aí os defensores da honestidade, da moral, da lei, mas não perdem a oportunidade de dar uma mamadinha nas tetas da máquina pública e levar vida de playboy.
Concordo! Esse negócio de político de estimação não é comigo…
Agora vamos mudar esse papo de política, se não vamos transformar o DAN em palanque…
É isso aí Amigo. É por isso que deixei de comentar há muito tempo. A milícia eletrônica “cai de pau”. E todos sabem quem são eles…
Continuem assim! E não deixem este espaço ser dominado por “políticos” e “militares” que desejam somente o seu bem-estar.
Obrigado por existirem!
Abraços.
Afonso,
É um trabalho diário de nós dois para manter o site isento, apartidário e ao mesmo tempo, evitar que os comentários transformem o DAN em palanque político.
Sabemos que nossos leitores têm sua opiniões e respeitamos todas elas, independente se concordamos ou não.
Evitamos ao máximo os comentários desrespeitosos e com desinformação, pois apesar de não sermos “Agência de Checagem”, não podemos compactuar com essa prática.
Ano que vem vamos ter muito trabalho…
Abs,
É isso aí, Guilherme. Não devemos ter políticos de estimação, seja qual for o partido ou lado. O que devemos é colocar o Brasil em primeiro lugar antes do interesse dos poderosos.
É isso mesmo Guilherme.
Vocês tem meu total apoio. Lógico que apoio de um mero leitor não é nada, comparado as forças “ocultas” .
Mas teimo e estarei com vocês e a verdade. Cego é quem não quer ver.
Mas, como você disse, 2022 será “barra”. Porém, a verdade prevalecerá e t5ambém vocês serão vencedores.
Obrigado e outro abraço.
👍🏻🇧🇷
Quando éramos a quinta economia no mundo em 2011 e a setima em 2015 vc nao pedia união, fez foi o contrário, agora que somos 13 decima terceira economia no mundo vc vem pedir união !!!!
A sociedade viu muito bem vcs debochando da cara do povo os 4 anos ,a resposta vai vim na urna ,e nao vai adiantar pedir voto em cedula pq vao perde de qualquer jeito !!!
Um cidadão vota em candidato x
Perde a eleição.
O candidato y assume.
O cidadão vai ao escritório do prefeito solicitar alguma providência em sua rua esburacada.
O prefeito pede o comprovante de voto.
E ao saber do Voto não atende o cidadão.
O político eleito é para o bem de todos não importa se ele recebeu o voto de um ou de outro.
O voto impresso conforme sugerido fará que situação assim seja comum
O FHC nao sucateou as forças nao foi a toa !!!!
O forças armadas vao sofrer nos proximos governos ja que o bolsonaro nao vai ganhar nem pra síndico de condominio !!!!
Os militares perderam a chance de se reelegeram por mais 4 anos e fazer um sucessor do bolsonorano !!!!
Vou assistir de camarote a destruição das forças armadas nos próximos governo !!!!
Senhores vamos fazer a análise hipotética do comprovante de voto proposto.
Um recibo é dado ao eleitor mostrando os dados como hora, urna, seção, candidato.
Que bom!
Agora este eleitor sai do local e vai em direção a sua casa.
Este eleitor mora em uma favela.
O traficante faz um bloqueio e pede o comprovante.
E se votou conforme a ideologia deste traficante ou miliciano.
O eleitor segue seu destino.
Se não votou alinhado com o traficante.
O morador é executado exemplarmente.
Sabe é necessário entender que milhões de pessoas irá passar por está situação se o voto for impresso
ACORDE RENAN!!! ESTE COMPROVANTE NÃO SERÁ ENTREGUE AO ELEITOR. ELE SERÁ APENAS VISÍVEL NO INTERIOR DA IMPRESSORA, PROTEGIDA POR VIDRO, PARA SUA CONFERENCIA, SEM QUE NINGUÉM TENHA ACESSO A ELE. SE ELE CORRESPONDER À SUA ESCOLHA, VOCÊ ACEITA E ELE CAI EM UMA CAIXA LACRADA.
Assista ao vídeo do presidente explicando exatamente o que eu falei.
Uma via para o eleitor
tá hora do presidente começar a processar esse pessoal ..
Leva porrada 24 horas por dia e fica calado, apanhando igual cachorro sem dono.
Essa é a vantagem da esqueda podre , que sempre faz quebradeira , gritaria, patifaria com religião e etc .
Politico detesta isso, por isso respeita eles .
Desconversou, mas não negou que disse.
Os militares não deveriam se envolver com politica, mas infelizmente hoje temos mais militares no poder do que a venezuela.
A sociedade brasileira está podre. E o câncer maior é o poder judiciário, é aquele que é cumplice de todo tipo de falcatruas e crimes cometidos no país.
De uma irresponsabilidade sem tamanho grupos de grande audiência como Globo e Folha tratarem boatarias como notícias fidedignas.
Estes veículos esqueceram o princípio jornalístico máximo: objetividade, imparcialidade, verdade e precisão.
É o ego predominando cada vez mais na sociedade. A próxima eleição vai ser triste…
Exato, MMerlin. São fofoqueiros irresponsáveis.
Tão falso que eu chego até a acreditar. Mas essa não é a verdade mindef. Tanto que nem foi citada a fonte no pronunciamento.
Engraçado, né?
E qual a fonte do jornal? Vocês saem acusando todos que não concordam com seus pontos de vista.
Perante a lei, cabe ao acusador apresentar as provas.
Justamente, e cabe ao jornal que nem foi citado, nem teve matéria publicada sobre o acusamento. Mas o pronunciamento do mindef teve.
Sua resposta não tem sentido…
Você está fingindo ao afirmar que o jornal não publicou! Estava em destaque ontem no Google, depois apagaram, mas se faz print e aí cabe um bom processo.