Cáceres (MT) – Entre os dias 15 e 18 de julho, o Comando de Fronteira Jauru/66°Batalhão de Infantaria Motorizado (C Fron Jauru/66° BI Mtz) intensificou as ações de fiscalização ambiental no Município de Colniza, no Mato Grosso, com operações interagências no contexto da Operação Samaúma, por meio de postos de bloqueio e controle de estradas estabelecidos na BR-206.
Foram realizadas ações com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar do Mato Grosso, inclusive com uso de aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). Os postos de bloqueio e controle de estradas estabelecidos na BR-206 dão especial atenção à fiscalização de cargas transportadas numa região bastante ameaçada pelo desmatamento e crimes ambientais.
O batalhão integra a Força Terrestre Componente JAURU da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e atuará na fiscalização e nas ações repressivas ao desmatamento e combate a focos de incêndio, atendendo a Decreto Presidencial.
FONTE: C Fron JAURU/66° BI Mtz
No meu ponto de vista falta uma politica de governo para a população da regia que sem opção de trabalho e ganho acaba trabalhando para essas empresas na exploração de madeira. Se eu morasse lá e fosse culturalmente ignorante certamente trabalharia junto a essas empresas para sustentar minha família por isso o governo precisa ajudar esse povo talvez contratando eles como agentes fiscais que denunciem desmatamento e garimpos pela floresta, melhor que dar bolsa de auxilio a troca de nada.
Tamos juntos pelo Brasil