MOSCOU, 20 de julho (Reuters) – A Rússia deve revelar um novo jato de combate stealth de quinta geração da Sukhoi (Su-75 ‘CheckMate’) em um show aéreo perto de Moscou com a presença do presidente Vladimir Putin no final desta terça-feira.
Oleg Panteleyev, chefe da agência analítica Aviaport, disse que ele seria considerado um rival do caça stealth F-35 dos EUA. Não se sabe quando o avião estará pronto para produção em série. É improvável que voe quando for exibido. A Rússia investiu pesadamente em aeronaves militares e novos armamentos no governo Putin, tanto para suas próprias forças armadas quanto para aumentar a receita de exportação das vendas de armas. Muitas de suas novas armas ainda são baseadas na tecnologia da era soviética da Guerra Fria.
Rostec, o conglomerado de defesa e aeroespacial estatal da Rússia, divulgou fotos do novo avião coberto por uma cobertura protetora na preparação para o show aéreo. Em maio, uma fonte de defesa não identificada citada pela agência de notícias estatal RIA disse que Rostec estava trabalhando em um jato de combate leve multifuncional de quinta geração com um único motor. Esperava-se que a aeronave tivesse uma velocidade máxima de mais de duas vezes a velocidade do som, não pesasse mais de 18 toneladas e tivesse visibilidade de radar reduzida e alta capacidade de manobra, disse a fonte.
Sergei Chemezov, chefe da Rostec, disse em dezembro passado que o conglomerado estava pensando na produção de um caça a jato leve para exportação. A Rússia já tem jatos de combate de quarta geração, o Sukhoi Su-27 e Mikoyan MiG-29. Ele tem apenas um jato de combate de quinta geração, o Su-57, mas nenhum equivalente na classe monomotor, disse Panteleyev.
“Os caças de combate monomotor têm mais demanda no mundo do que os bimotores, sendo mais baratos e mais adequados para estados que não têm grandes territórios”, disse ele à Reuters. Em 2011, a Rússia usou o show aéreo MAKS para revelar o caça stealth Sukhoi Su-57. A United Aircraft Corporation, que faz parte da Rostec, é dona da fabricante de aeronaves Sukhoi, que remonta à era soviética.
Reportagem de Tom Balmforth e Gleb Stolyarov; Edição de Alison Williams
Fotos: Rostec
Um caça modular? com possibilidade de adaptação das asas para cada terreno. manter o centro e criar um caça para a marinha. Bora embraer!
Tá de brincadeira né?
Gostei muito do design do avião, agora vamos esperar para a Sukhoi divulgar suas capacidades. Uma coisa que notei, é que os Russos não largam a mão daquele IRST sem desenho furtivo, talvez eles achem que não vale o investimentos ante a quantidade de rcs que em teoria poderia ser reduzida. Falando em IRST, Alguma unidade do kc-390 vai ser equipado com o mesmo como mostrava no conceito? Ou a Fab não falou nada ainda?
O Brasil deve ser o único estado de grandes dimensões cujo o caça principal é um mono-motor , acredito que o Gripen NG foi adquirido mais por questões tecnológicas , para permitir que a EMBRAER e a AKAER possam dominar as tecnologias mais relevantes da SAAB num curto espaço de tempo, e depois partir para um projeto de caça bi-motor nacional … A própria Suécia agora partiu para o TEMPEST , um projeto Stealth de 6ª Geração da BAE System e da Leonardo. Acredito que o Brasil fará o mesmo que a Suécia, dominar o Gripen NG com uma frota de 60 a 70 unidades , auxiliados pelos 2 A330MRTT e 5 E99M , logo em seguida partir para um projeto autônomo de 5ª Geração , dai o investimento alto nesse projeto e nas instalações da SAM (SAAB AERONAUTICA MONTAGENS) em São Bernado dos Campos .
Qual a solução de motorização para o caça nacional?
Teremos que não arrumar encrenca com EUA, França e Inglaterra.
Será que é só um mockup ou o primeiro protótipo? Parece um mockup.
Se olharmos as asas, as empenagens traseiras e a disposição da tubeira, lembra muito com o UCAV apresentado pela Embraer recentemente.
Bem, levando em conta que tem dez anos que o SU-57 foi apresentado e até hoje não está em serviço ativo “de verdade”, é provável que esse checkmate fique pronto lá para 2035.
Bom dia caro Padilha! Esse Check Mate tem uma geometria furtiva com várias novidades, Interessante. Vamos ver como vai performar. Mas uma curiosidade que tenho, entre muitas outras, é saber se tera material anti reflexação/radar do tipo RAM e quão eficazes são as superfícies curvadas no entido a obter um efeito stealth eficiente. Pelo jeitão dele, dá impressão que é um concetio novo. Obrigado!
Eu gostei do design do CheckMate. Se será um bom caça, só o tempo dirá, mas acho que a Rússia carecia de uma aeronave de caça monomotor moderna.
Tenho só uma duvida quanto ao posicionamento da entrada de ar, se não seria mais um aspirador de detritos, muito embora aparenta estar escondida pelo bico, quanto ao RCS.