O primeiro oficial da Marinha Real que irá comandar o HMS Queen Elizabeth – um dos dois novos porta-aviões da Royal Navy – pisou no passadiço do navio pela primeira vez no estaleiro em Portsmouth.
Apesar de estar cercado por materiais de construção nesta seção do gigantesco navio, o Capitão Simon Petitt disse que foi um momento icônico para ver como ele vai olhar em 2014.
Enorme em 280 metros de comprimento, 65.000 toneladas e capaz de embarcar 40 aeronaves – o dobro da capacidade do HMS Illustrious – o porta-aviões está sendo construído em estaleiros em todo o país e serão montados na Rosyth.
Como Diretor Sênior Naval, Capitão Petitt não é apenas o primeiro comandante que levará o navio para o mar através de seus ensaios, mas ele é o homem da Marinha responsável por todo o período de construção. “É extremamente emocionante ser capaz de ficar na ponte do HMS Queen Elizabeth pela primeira vez”, disse o capitão Petitt.
“Isso realmente mostra o quanto o navio é incrível e que vai sendo revelado gradualmente pela minha equipe em Rosyth. “Esta ilha vai para a frente e será posicionada no navio início do próximo ano e depois todo mundo será capaz de identificá-la como um porta-aviões.
“Por enquanto, no entanto, é maravilhoso poder estar onde os capitães para os próximos 50 anos vão ficar e comandar o navio em operações que irão proteger os nossos interesses ao redor do globo “.
Todas as secções do casco estão agora completas e o foco é a construção das duas ilhas – um para comandar o navio e o outro para controlar as operações de voo (Flyco). Estas seções serão enviados até Rosyth de Portsmouth e Scotstoun onde os trabalhadores, estão construindo o porta aviões juntos.
A seção de Portsmouth, do Capitão Petitt é conhecida como Bloco superior 07 (UB07) , e é a parte restante do HMS Queen Elizabeth em construção na base naval. Ele consiste de ponte do navio principal, a ponte de observação, a cabine do Comandante e o alojamento do navegador, com um total de 100 compartimentos através de seis decks. A seção de 850 toneladas será levada para Rosyth em fevereiro depois de ser carregado para fora do prédio de produção de Portsmouth em segurança para uma balsa para um transporte de cinco dias.
Paulo Bowsher, QE Líder do Projeto Classe para BAE Systems em Portsmouth, disse: “A carga de UB07 será um momento de muito orgulho para a nossa equipe em Portsmouth como esta é uma seção icônica do porta aviões
HMS Queen Elizabeth. “Nós estamos olhando para o UB07 em Portsmouth como parte concluída do navio. “
O Capitão Petitt acrescentou: “UB07 será instalado no HMS Queen Elizabeth em março 2013, num evento que vai transformar geral a aparência do navio e torná-lo claramente identificável como um porta-aviões e navios de combate. “HMS Queen Elizabeth deverá ser entregue ao Ministério da Defesa em 2014, com os testes de mar a partir de 2017.
A construção segundo porta aviões, o HMS Prince of Wales, também começou nos estaleiros Govan e Portsmouth.
FONTE: Royal Navy