BOLETIM DO EXÉRCITO Nº 26/2021
Brasília-DF, 2 de julho de 2021
– PORTARIA – EME/C Ex Nº 425, DE 29 DE JUNHO DE 2021 Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto de Modernização das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109A5 e constitui a Equipe para a realização do Estudo de Viabilidade para o Projeto (EB20-D-04.007);
– PORTARIA – EME/C Ex Nº 426, DE 29 DE JUNHO DE 2021 Cria o Grupo de Trabalho para realizar o acompanhamento e apoio do processo de aquisição da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav MSR 8×8).
COLABOROU: Victor Silva
Porque o Brasil não produz seus proprios blindados ? Capacidade nós temos…
A pior aquisicao seria o centauro. A experiencia com o gurani e a mais tragica possivel. E o centauro nada mais é que o pai do guarani
Centauro pai do Guarani?!? O “pai”
do Guarani como você disse, seria o Super AV. Primeira vez que vejo alguém falar mal do Centauro.
Se já testou o mesmo, nos passe as informações, claro, se não classificadas.
Bom dia Padilha voçe sabe se os M-109A3 tambem serão modernizados?
obrigado.
Não
Centauro foram oferecidos 200 por 100 milhoes de euros. O grupo nova couraça sugeriu a compra de 45 a 50. O centauro II e o israelense levam vantagem mas tudo depende de valor. Os chineses estão fora. O alemão é caro e pesado demais. Talvez um projeto baseado no centauro I seja uma alternativa mais barata. E ele cumpre missão.
Eu gostaria é de saber quantos 109 A5 estão em planos de modernização e se mais do que os 38 vão ser colocados em operação.
Caro Colombelli, seria exagero a modernização de todas as unidades recebidas recentemente?
Parece que será uma modernização em lotes.
Essa competição é desnecessária. O melhor custo-benefício é comprar todos os centauro B1 da Itália, usado e com bom preço diante da tamanha crise que o Brasil vive, aqui no Brasil desmanchar uns 50 e ter 150 disponíveis utilizando as peças sobressalentes.
Esse blindado B1, juntamente com leo 1a5 e guarani atendem o exército pelos próximos 15 anos, a partir daí devemos trocar tanto o leopard quanto o centauro.
Para a realidade brasileira o centauro b1 atende perfeitamente em conjunto com o Leo 1a5, juntamente com o problema financeiro que o país vive.
Sei não, até pode dar o Centauro.
Mas, que a competição está difícil está!
Tem alemães, italianos, americanos, chineses e sabe Deus mais quem.
Vai ser difícil para o EB segurar a pressão.
Ninguém sabe ainda qual será escolhido, mas a lógica nos leva a crer que a escolha do Centauro é a mais coerente.
Além de suas qualidades incontestáveis, a Iveco já está estabelecida aqui com toda a infra estrutura pronta e parceria com o EB a longa data.
A torcida é para que seja o Centauro 2, com seu canhão de 120 mm de alta pressão, pois de canhões de 105 mm já estamos bem(ou mal) servidos com o ultrapassado Leo 1A5, e precisamos de um upgrade na capacidade de oferecer potência de fogo, além de uma série de outras capacidades superiores que o Centauro 2 oferece em relação à primeira versão.
Vejo o Centauro II ganhando essa corrida justamente pelo fato de já termos a fábrica pré instalada da IVECO no Brasil. Isso, sem sombra de dúvidas, dá ao Centauro II, excelentes pontos na frente dos outros concorrentes. Centauro II com canhão de 120mm faz mais sentido e, além disso, sendo escolhido, dará um poder de fogo muito grande ao Brasil. O próximo carro de combate do Exército Brasileiro (MMBT), poderá também vir com canhão de 120mm. O mercado internacional já apresentou o ASCOD 2 e existem outros MMBTs que podem ser o futuro para o Exército Brasileiro. Temos, por exemplo, o CV90T-120.
Perfeito o CENTAURO II, tem uma aí que não sabe o que fala , diz ser o Centauro o Pior etc , depois dessa Asneira , esse cidadão é Louco ou Brincalhão.
corrigindo : tem UM aí.
Todo mundo sabe que o vencedor é o Centauro 8×8 , é o irmão mais velho do Guarani 6×6.
Aonde tu comprou abria bola de cristal???
O escolhido vai ser o centauro B1 de segunda mao dos italianos que foi oferecidos com um descontao $$$ !!!
Acho difícil a Iveco oferecer o B1 sabendo que a concorrência está bem forte…
Que eu saiba, essa informação não procede mais.
rs rs
Olha, é o favorito, mas só se comemora a vitória após cruzar a linha de chegada. Muita coisa pode acontecer, inclusive, nada!
Não teria tanta certeza, já que vários países entraram e podem estar apresentando propostas melhores que a Iveco. Mas acho que o mais provável é o Centauro 2
O centauro 2 esta muita alem da capacidade orçamentária do EB, alem disso o centauro B1 atende com louvor ao teatro de ameaças na america do sul !!!
Se o senhor conhecer o Guarani, jamais poderia dizer isso. o Pior possivel!