Pela primeira vez, desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019, o Embraer KC-390 Millenium realizou uma missão Presidencial, ou seja, como “Força Aérea 01” (FAB 01). O voo entre Brasília (SABR) – Ponta Porã (SBPP) foi realizado pelo FAB 2856 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) no dia 30 de junho.
A decolagem ocorreu as 11h05 horário de Brasília, com o FAB 01 voando no FL360 (36.000 pés). Durante o voo, o FAB 01 foi interceptado por um F-5EM do 1º GDA, que fez uma saudação ao Presidente.
Além do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a comitiva incluiu entre outra autoridades o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadero do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo era inaugurar o novo sítio de radar de Ponta Porã/MS, que é vinculado ao CINDACTA II.
Normalmente as missões Presidenciais são cumpridas pelo Grupo de Transporte Especial em aeronaves VC-1 e VC-2 ou helicópteros VH-35 ou VH-36. Porém a partir de agora estas missões VIPs poderão ser feitas pelo KC-390, que de certa forma roubou as atenções na inauguração de radar de Ponta Porã. Isto porque foi empregado pela primeira vez um kit VIP na KC-390.
O kit com duas fileiras de assentos duplos (lado a lado) permite acomodar pelo menos 48 passageiros e uma configuração muito similar a de um aeronave comercial, inclusive com banheiro. Ele modelado para ser rapidamente instalado pela rampa traseira. Além dos assentos, o kit comtempla painéis e anteparos laterais, que dão mais conforto e deixam a cabine mais próxima a uma aeronave comercial.
FONTE: RFA
FOTOS: Isac Nóbrega / PR
Título original: Embraer KC-390 realiza voo Presidencial
padilha me responde uma pergunta, essa “proteção” na frente do piloto e do co-piloto como um protetor de monitr antigo.. rss.. lembra ? pra que serve ?
Head-up Display, onde o piloto tem as informações de velocidade e altitude por exemplo sem precisar olha para o painel.
Presidente sentado no lugar do copiloto… pode isso?
Curti demais esta configuração 👏👏👏 Embraer como sempre inovando e matando a pau.
Pra kit vip tem dinheiro…Porque será?
Não tem como defender essa força aérea mesmo. É uma palhaçada atrás da outra.
Ou seja, quando os Airbus vierem então será uma “palhaçada” ainda maior (literalmente) não é? já que ele pode levar uma comitiva ainda mais ampla a longas distâncias.
Como assim? A matéria trata justamente da inauguração de um radar que com toda certeza não foi de graça, tem a busca por esse novo avião estratégico que acabei de mencionar, os Gripen, o próprio KC que roubou a cena no evento etc. Quer dizer, você acha que tudo isso caiu no colo da FAB? Detalhe: tudo isso em plena crise humanitária mundial. Você foca no presidente ao invés do conteúdo simplesmente para criticar. Não tem problema você ser contra o presidente é um direito seu que deve ser respeitado, o problema é desviar o tema importante como esse radar para um assunto alheio ao que se está debatendo. Se você ler o texto perceberá que a comitiva não foi transportada pelo “Grupo de Transporte Especial” e sim por um avião sem janelas para os passageiros e sem acabamento no teto.
Marcos você não conhece a Força Aérea Brasileira.
Parabéns pelo seu comentário. Quem sabe assim, o rapaz aí não reveja seus conceitos em relação á FAB.
Como assim 2 fileiras de assento duplo se na própria imagem tem uma fileira de assento triplo?
Valeu!
Iludidos e inocentes. Programas nunca tem continuidade na fab. Esqueceram o AMX? Vcs acham mesmo que o Gripen e essa historinha de TOT vai ser diferente? E A-Darter? E o MAR-1? Só fiascos e dinheiro jogado fora. Mas tem pra um kit vip! Cortar a quantidade de KC–390 poraque 28 unidsdes é muito pra força aérea? Só pode ser um bando de irresponsáveis no comando.
Mas o que tem continuidade é contigenciamento.
Bacana, mais um kit da embraer!; mas necessário mesmo é o kit de combate incêndio, este sim mais útil, pois já temos aviões presidenciais com mais conforto no gte, se não vir os a330 virá 767 e termos os kc 390 disponíveis para sua verdadeira essência o trasnporte tático
Legal seria se fosse o gripen ali no lugar do f5
Também pensei isso.
Muito interessante esta configuração, quiçá não seja uma opção mais interessante que um esquadrão especializado só nesta função…Forte abraço DAN.