A ABIMDE promoveu na última quinta-feira (24) o Webinar “A Nacionalização no contexto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB”. Com apoio da Marinha do Brasil, o evento teve a participação de quatro empresas brasileiras que apresentaram e analisaram casos de sucesso na produção dos submarinos S-BR e SN-BR.
“Este é um tema importantíssimo para nós. O Prosub trouxe conhecimento, diversos desafios e oportunidades para a indústria de defesa e também para a Marinha do Brasil. Ouvir as lições é muito enriquecedor”, afirmou o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.
O evento reforça as potencialidades da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) e sua contribuição para as Forças Armadas e de Segurança do Brasil. “O Prosub é um programa de importância estratégica fundamental para a Marinha e para o país. É um orgulho ver as empresas de defesa participando desse processo”, afirmou o presidente Executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Honkis, que comandou o evento.
Durante o Webinar, os representantes das empresas brasileiras falaram sobre sua participação no Prosub, quais as contribuições que deram ao programa e quais desafios enfrentaram. Em comum, as explanações reforçaram o orgulho de atuarem em um projeto de importância fundamental para a defesa e soberania do país, além de resultarem em uma grande evolução tecnológica para as companhias.
Participaram do webinar o Gerente de Vendas da Adelco, Luis Massao Nakamura; o Gerente de Novos Produtos e Relacionamento da Micromazza, Walter Camara, O Gerente de Vendas da Omnysis, Álvaro Cuccolo; e o presidente da Progen, Eduardo Barella.
O Prosub
Lançado em 2008, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) viabiliza a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
O PROSUB vai dotar a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta, ponto destacado na Estratégia Nacional de Defesa. A concretização do programa fortalece, ainda, setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil para os submarinos, o PROSUB é um forte incentivo ao nosso parque industrial.
Além dos cinco submarinos, o PROSUB contempla um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no Município de Itaguaí (RJ).
FONTE: Rossi Comunicação