O patrulheiro oceânico Gowind ARA Pedrabuena chegou à Base Naval de Mar del Plata para se juntar formalmente à Divisão Patrulhamento Marítimo. Para receber a nova unidade organizou-se uma breve parada naval da qual participaram o próprio ARA Pedrabuena, o patrulheiro oceânico Gowind ARA Bouchard, a corveta ARA Granville e a fragata ARA Liberdade.
Note-se que, ao contrário do ARA Bouchard, o qual na sua navegação de entrega a partir da França realizou uma escala técnica no Brasil, o ARA Pedrabuena efetuou a navegação direta Concarneau – Mar del Plata.
Com a chegada desta nova unidade agora restam mais duas unidades da mesma classe, os ARA Almirante Storni (previsto para Outubro do corrente ano) e o ARA Bartolomeu Cordeiro, o qual está previsto incorporar no início do próximo ano de 2022.
Estiveram presentes no ato o ministro da Defesa Agostinho Rossi os chefes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Divisão João Martinho Paleo; da Marinha, Vice-Almirante Julio Horacio Guarda; do Exército, General de divisão Agostinho Sobrancelhas; e da Força Aérea, Brigadeiro Major Xavier Julián Isaac.
Também estiveram presentes os Veteranos de Guerra ex-tripulantes do destróier classe Allen M. Sumner, ARA Pedrabuena, última unidade da Marinha que tinha levado esse nome até a incorporação dessa nova unidade.
Para concluir, cabe salientar que a Marinha volta a incorporar um novo navio de construção após 17 anos, pois a última unidade de construção a ser incorporada tinha sido a corveta classe MEKO 140 ARA Gomez Roca em 2004.
FONTE: Ministério da Defesa da Argentina
FOTOS: @Matias1roArg e MD da Argentina
Um navio enorme armado com um estilingue.