Por Dominic Perry
A Embraer está avançando com seus planos para um novo avião turboélice e está de olho no lançamento de um programa no próximo ano.
Arjan Meijer, presidente-executivo da Embraer Aviação Comercial, diz que o airframer tem sido “cada vez mais eloquente” nos últimos meses sobre suas intenções para o mercado.
“A Embraer ainda está muito focada no segmento. Estamos trabalhando em um turboélice e esperamos lançar o programa em 2022”, disse ele em uma webinar para comemorar a primeira entrega de um E195-E2 para a Helvetic Airways.
No ano passado, a Embraer mostrou renderizações atualizadas de seu design, que agora compartilham a mesma seção transversal da fuselagem de sua atual família de E-Jet. Isso, diz Meijer, permitirá “trazer um apelo muito melhor aos passageiros para o segmento de turboélices”.
A entrada em serviço é provável que ocorra no período de 2027-2028, diz ele. “Ele realmente se destacará dos produtos que existem hoje.”
Meijer diz que a Embraer também “escolheu o turboélice como a plataforma do futuro”, o que lhe permite adicionar “soluções mais sustentáveis” às iterações posteriores. Isso não significa que o airframer está se afastando dos jatos, mas que vê o turboélice como um ajuste ideal para novas tecnologias de energia ou propulsão.
As discussões com vários parceiros potenciais sobre o projeto estão “progredindo bem”, acrescenta Meijer.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global