Durante a primeira semana de junho, navios e aeronaves da Esquadra realizaram o lançamento de armas sobre um alvo de superfície, na área marítima oceânica entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ), com o propósito de manter elevado o grau de proficiência das suas tripulações e sistemas de combate.
Desta vez, o alvo foi o casco do ex-Navio de Desembarque Doca “Ceará”, considerado de grande porte, que foi rebocado pelo Navio de Apoio Oceânico “Purus” (G152) desde a Base Naval do Rio de Janeiro até a área do exercício, localizada a uma distância segura da costa.
Participaram da operação o Navio de Socorro Submarino “Guillobel” (K120), o Submarino “Tupi” (S30), o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40) e as Fragatas “Independência” (F44) e “Liberal” (F43).
A missão contou, também, com a participação dos helicópteros “Lince” (AH-11B), “Águia” (UH-12) e “Guerreiro” (SH-16) e dos aviões “Falcão” (AF-1B/C).
Os meios da Esquadra empregaram diferentes tipos de armamento, incluindo torpedos, mísseis superfície-superfície, bombas e metralhadoras de aeronaves e canhões das fragatas, culminando com o afundamento do alvo, em decorrência dos impactos provocados pelo armamento.
A Operação se reveste de elevada importância para a Marinha, pois permite verificar concretamente a eficácia dos sistemas de armas de nossos navios e aeronaves, responsáveis por assegurar a soberania do Brasil no mar.
FONTE: MB
Obrigado, sr. Padilha.
Srs. Padilha e Wiltgen, alguma previsão do ex – NAe São Paulo deixar o AMRJ, sendo rebocado por quem o arrematou no leilão ? Pergunto isto, pois seria um navio desativado à menos (assim como o ex – NDD Ceará) ocupando espaço entre os que estão ativos na MB.
Não temos essa informação.
Muitas lembranças boas desse navio no qual servir por onze anos e tive o prazer de fazer parte da Mestrança deste magnífico navio aprendendo muitas manobras e mim capacitando cada vez mais meus agradecimentos ao velho e magnífico JACARÉ DA ESQUADRA
Da-lhe Luiz Naldo, muito sangue deixado no Jacaré hein, muitas Itaocas e até mesmo uma Fraterno melhorada, bons tempos e boas amizades forjadas no saudoso Cearazão.
Primeira e Segunda Div só os melhores.
Luz verde no doca.
Abraços do amigo Angelo
Cumpriu muito bem a sua última missão !!! Salve o Jacaré da Esquadra.
E isso aí. E necessario treinar e principalmente fazer disparos reais para se comprovar a eficácia do armamento, principalmente mísseis
Bravo Zulu MB
Fizeram isso tudo so pq os navios iranianos entraram no atlântico !!! Kkk
Não sou militar, mas tive prazer de passar uma semana no NDD Ceará na base Naval Mocanguê, tinha 15 anos, boas lembraças!!
Meus estágios de verão (Aspirantex) foram a bordo do NDD Ceará… BZ a esse guerreiro, missão cumprida !!!
Minha primeira comissão com a Esquadra foi a bordo do NDD Ceará (ADEREX). Muitas lembranças boas. Ele foi descansar, pois carregou muito o piano.
Eu é q sei… Esse piano era pesadíssimo!!!! , principalmente para nós maquinistas,Rsrs.
Fim digno para um navio de guerra!
Muito bom, agora precisam testar o mansup e liberar alguns vídeos!
Parabéns a MB
É assim que se treina