A Saab e a Varjo Technologies trabalham juntas para revolucionar os simuladores de vôo. A empresa finlandesa Varjo desenvolveu uma tecnologia de realidade mista de resolução de olho humano (XR) que será integrada em todos os simuladores Saab Gripen E / F. Além da resolução mais alta e do campo de visão mais amplo do setor, a colaboração também oferecerá inúmeras novas oportunidades de treinamento por uma fração do custo.
A colaboração tem suas raízes na inovação de Varjo, que foi fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido de simulações de última geração.
“Quando fizemos nossos primeiros experimentos com dispositivos comerciais, recebemos feedback dos pilotos de que eles não conseguiam ler texto em realidade virtual porque a resolução não era suficientemente alta. Isso não era um problema com a tecnologia da Varjo”, disse Stefan Furenbäck, chefe de simulação e visualização de ambiente tático da Saab.
“Nossa colaboração tem sido tranquila e direta. Entendemos as necessidades uns dos outros e como podemos resolver nossos problemas tecnológicos compartilhados. Duas empresas com culturas semelhantes, com inovação no topo de sua agenda e prontas para discutir tudo”, Seppo Aaltonen, Diretor Comercial da Varjo descreve a colaboração.
O treinamento de piloto requer que os trainees sejam capazes de ler texto e ver até os menores detalhes. Os pilotos precisam sentir que estão voando no mundo real enquanto usam o simulador. Até agora, era necessário usar simuladores em forma de caverna ou cúpula para criar uma experiência de realidade virtual tão envolvente quanto possível para o piloto. Eles são muito grandes e caros, e construir seus sistemas de exibição requer muito trabalho. Eles também são difíceis de mover.
Os simuladores convencionais de dome possuem tela plana e a visualização 3D só pode ser obtida com o uso de óculos especiais. Os fones de ouvido virtuais da Varjo têm telas separadas para cada olho, então eles vêm com um recurso 3D integrado.
O display biônico da Varjo é baseado na ideia de como o olho humano funciona; você vê tudo no meio do seu campo de visão em ultra-alta resolução e tudo na visão periférica em baixa resolução, permitindo uma experiência virtual totalmente natural e de desempenho suave.
Isso é feito projetando padrões na superfície do olho com LEDs infravermelhos que são monitorados por pequenas câmeras e a resolução se adapta aos movimentos do olho. A resolução no nível do olho humano pode ser alcançada sem supercomputadores se for conhecido para qual ponto o olho humano está olhando em determinado momento. O poder máximo de computação está sempre focado no ponto atual.
A tecnologia da Varjo usa câmeras de vídeo para capturar constantemente o ambiente para fins de realidade mista. Isso significa que as imagens do mundo real funcionam com o mesmo princípio, a imagem de alta resolução vem do ponto focal. Isso permite que poderosos computadores de jogos sejam usados para operar a tecnologia em vez de supercomputadores.
A colaboração entre a Saab e a Varjo tem funcionado muito bem há vários anos e se expandiu para as tecnologias Varjo sendo integradas ao simulador de caça Gripen E / F.
“Estamos finalizando as funcionalidades básicas em nosso próprio simulador para que possamos usar os headsets XR-3 da Varjo em todos os nossos simuladores de vôo. Anteriormente, realizamos projetos menores e independentes, semelhantes a protótipos, mas agora os estamos integrando aos nossos simuladores de vôo reais”, diz Stefan Furenbäck.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN