Santa Maria (RS) – Nos dias 26 e 27 de maio de 2021, a 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª BIA AAAe AP) realizou, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), o adestramento tático das Guarnições da 1ª Seção de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, Fração de Pronto Emprego da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).
A atividade teve por objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de instruções, e ainda aprimorar as capacidades táticas da fração constituída e o exercício do comando pelo Chefe de Unidade de Tiro da Viatura Blindada de Combate Gepard 1 A2.
No exercício conduzido pela Seção de Instrução de Blindados da OM, os militares foram avaliados nos procedimentos de conduta-auto diurna e noturna, orientação embarcada, procedimento para transposição de curso d’agua, deslocamento através campo, transposição de obstáculos naturais, reconhecimento, escolha e ocupação de posição de Unidade de Tiro e engajamento de alvos simulados.
Foram empregados diversos recurso da viatura em contexto tático, como os periscópios e sistema de visão infravermelho, que permitem o deslocamento noturno com toda guarnição escotilhada na viatura.
O mesmo ocorre com o Mansup e o Misael AA feito com os sul coreanos.
Muito bom! Alguém tem notícias sobre como anda nosso projeto de aquisição de meios de artilharia antiaérea? Em dezembro lançaram a definição dos requisitos operacionais. Parece que há a oferta, até onde sei, de Spyder MR e Barak 8. Alguém tem mais novidades? Como anda o projeto? Sai do papel mesmo? Assim como acontece com o MTC-300 Matador, ninguém fala mais nada!