Por Liu Xuanzun
A China parece estar desenvolvendo um helicóptero stealth que analistas disseram na segunda-feira ser difícil de detectar por radar, sensores infravermelhos e visão e audição humanas, a julgar por um modelo do helicóptero recentemente revelado em uma reportagem de televisão, com alguns especulando que poderia ser um variante furtiva do helicóptero utilitário de médio porte Z-20.
Alguns meios de comunicação estrangeiros alegaram que o projeto foi possível porque a China copiou as tecnologias dos EUA, mas esta é uma acusação infundada, disseram especialistas chineses.
O modelo do helicóptero estava em exibição nas instalações da AVIC, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicópteros da China em Jingdezhen, província de Jiangxi, leste da China, quando Liu Qi, chefe do Partido em Jiangxi, inspecionou o instituto em 19 de maio, informou a Jiangxi Television.
O relatório não detalhou o modelo do helicóptero.
Observadores militares notaram que o modelo provavelmente representa um novo tipo de helicóptero que possui recursos furtivos em sua estrutura, rotor e projetos de escapamento. Pode ser uma adaptação furtiva do helicóptero Z-20, informou a mídia americana thedrive.com no domingo.
Fu Qianshao, um especialista em aviação militar chinês, disse ao Global Times na segunda-feira que concorda com essas suposições e que o modelo pode ser um projeto de pesquisa para o futuro helicóptero stealth da China.
O modelo exibia muitas características furtivas, incluindo um design aerodinâmico de redução da seção transversal do radar que poderia dificultar a detecção em sistemas de radar, designs em seus rotores que visam reduzir o ruído e fazer com que os inimigos só o ouçam de perto quando voando baixo e, escapamentos voltados para cima espalhados na parte de trás do boom da cauda e tinta especial, disse Fu.
Os helicópteros stealth são mais difíceis de detectar, têm maiores chances de sobrevivência e podem conduzir melhor as missões de assalto e penetração, disse Fu.
O relatório do thedrive.com também afirmou que a China obteve tecnologias relacionadas de espionagem e os dados eram de um helicóptero stealth Black Hawk dos EUA que participou do ataque a Bin Laden e foi abatido no Paquistão, mas Fu disse que a acusação é especulação infundada.
Os EUA mantiveram seu helicóptero stealth em segredo e apenas pequenas informações estavam disponíveis, disse Fu, observando que a indústria de aviação chinesa já entrou em uma fase de inovação no desenvolvimento de aeronaves avançadas e pode desenvolver essas aeronaves de forma independente.
Comparando o modelo chinês com o suposto helicóptero stealth dos EUA, muitos projetos são diferentes, assim como o jato de caça stealth J-20 da China é muito diferente do F-22 dos EUA, disse Fu.
A mídia estrangeira também notou que um modelo de um tipo desconhecido de aeronave também foi mostrado no relatório da Jiangxi Television, que parece ter decolagem e capacidade de pouso vertical. Possui dois conjuntos de asas capazes de girar para cima e um total de seis rotores.
Esta poderia ser outra pesquisa conceitual progressiva, o que é muito normal no desenvolvimento da aviação, disseram analistas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Global Times
“Novo túnel aerodinâmico coloca China à frente em tecnologia hipersônica, diz especialista”
(…)
“O túnel aerodinâmico, denominado JF-22, é capaz de simular voos a velocidades de até 10 quilômetros por segundo – ou 30 vezes a velocidade do som – e junto com outra instalação existente, colocaria o país “entre 20 e 30 anos à frente” do Ocidente
(…)
O pesquisador avalia que parte do sucesso chinês nessa área se deve à tecnologia exclusiva que utiliza em seus túneis de vento. Ao contrário das instalações existentes em outros países – que usam compressores mecânicos para gerar fluxo de ar de alta velocidade, o JF-22 usa explosões químicas.”
Depois vem os despeitados dizendo que na China tudo se copia…hehehe
O “túnel hipersônico” está na mesma categoria do “radar quântico de bolinhas” que tornou a tecnologia stealth “inútil”😆
No mais, desde quando a propaganda estatal chinesa pode ser levada a sério? Aliás seus patrões estão “tão à frente” do ocidente que até agora não conseguiram produzir um turbofan aeronáutico decente, tanto que o J-20 precisa se virar com motores russos.
Chato né?
O não dá pra ser levado a sério é sua propaganda negativa, que é puro vento vazio, isto sim é chato e repetitivo…
Parabéns! Você acabou de definir com exatidão a propaganda estatal chinesa!
Os fatos estão aí para demonstrar….
Na China nada se cria, tudo se copia…