Por Deng Xiaoci
A cabine central da estação espacial Tianhe da China recebeu seu primeiro “visitante”, neste domingo, cerca de 8 horas após o lançamento da espaçonave de carga Tianzhou-2, estabelecendo um novo recorde na história espacial da China.
De acordo com a China Manned Space Agency, o encontro e atracação da espaçonave de carga Tianzhou com a cabine central da Tianhe levou cerca de oito horas depois que a primeira foi lançada do espaçoporto de Wenchang da Província de Hainan, no sul da China, por meio de um foguete Long March 7 às 20h55 de sábado.
A primeira nave lançada na fase de construção da estação espacial, Tianzhou-2 pesava 13,5 toneladas no lançamento e é capaz de enviar uma carga útil de 6,9 toneladas para missões de abastecimento. Seu serviço em órbita é de pelo menos um ano, disse Feng Yong, comandante-chefe da missão Tianzhou-2 do projeto China Academy of Space Technology (CAST).
A espaçonave de carga Tianzhou-2 com 10,6 metros de comprimento e 3,35 metros de diâmetro tem dois componentes, uma cabine de carga totalmente fechada e uma cabine de propulsão, de acordo com o CAST.
A carga a bordo da estação Tianhe inclui consumíveis que são projetados para apoiar três astronautas em suas missões espaciais por três meses, trajes espaciais para missões fora da cabine e outros suprimentos, revelou Feng, acrescentando que durante o acoplamento com a cabine central da estação espacial, também realizará vários experimentos em órbita.
Tianzhou-2 também entregará propelentes para reabastecer a cabine central de Tianhe, Mu Guoxin, disse um oficial de publicidade do CAST.
“Em seguida, a espaçonave tripulada Shenzhou-12 irá atracar com a cabine central na frente e, juntas, as três seções formarão a primeira estrutura linear para a estação espacial da China”, observou Mu.
Havia 6,8 toneladas de suprimentos a bordo do Tianzhou-2, incluindo cerca de 160 pacotes de mercadorias e duas toneladas de propelentes, de acordo com a CAST. “A relação carga / massa total é superior a 50 por cento, indicando sua capacidade.”
Os dois trajes espaciais para as atividades externas da cabine dos astronautas pesam mais de 100 quilos cada, revelou a agência.
A missão de sábado também testemunhou uma melhoria substancial na capacidade de acoplamento rápido da espaçonave Tianzhou. Em comparação com o encontro do Tianzhou-1 e a atracação com o Tiangong-2 em 2017, que levou cerca de dois dias, levou apenas oito horas para alcançar o feito.
Lei Jianyu, vice-diretor designer da espaçonave Tianzhou-2, disse que existem apenas duas espaçonaves de carga em serviço no mundo que são capazes de enviar cargas de mais de cinco toneladas, e Tianzhou é uma delas, e tem a “capacidade de classe mundial.”
A razão de tal progresso reside no fato de que todas as informações para a manobra de atracação foram instaladas no software com o Tianzhou-2, economizando o tempo necessário para transferir tais instruções das instalações de rastreamento e monitoramento em solo, que foi o caso de Tianzhou-1 ao executar o mesmo movimento.
“Esse processo de encontro e acoplamento tão rápido não apenas encurta a permanência dos astronautas no espaço, economizando sua energia, mas também garante que a transferência de mercadorias frescas [como agentes biológicos] seja conduzida em tempo hábil”, disseram os desenvolvedores do CAST.
A Tianzhou-2 adotou uma nova tecnologia de orientação de longa distância, pois era capaz de usar as informações de localização fornecidas pelo Sistema de Satélites de Navegação BeiDou do país, ou BDS, para navegar automaticamente para o encontro e atracação com a estação espacial, enquanto a Tiangong-1 precisava de ajuda artificial para conduzir a nave para se aproximar de Tiangong-2 para o movimento.
Em uma situação ideal, o tempo para o encontro e atracação de Tianzhou-2 seria reduzido para cerca de quatro horas, anunciou o CAST.
Em caso de emergência, este tipo de tecnologia de encontro rápido e acoplamento também facilitará respostas rápidas, fornecendo todos os tipos de materiais necessários com urgência para a estação espacial e resgatando os astronautas presos, de acordo com a academia.
Yang Sheng, o projetista-chefe do sistema de espaçonaves de carga, revelou que a tecnologia de logística terrestre também foi adotada para a espaçonave. Por exemplo, os astronautas podem obter a localização e mais informações de mercadorias específicas digitalizando um código QR, e as informações de estoque são registradas de maneira dinâmica para que os astronautas possam acompanhar as mudanças de mercadorias.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Global Times
Creio que *atualmente a China é o único pais que possui uma estação espacial própria, não feita e operada em um consórcio de países…
*(embora ainda em construção, já está operando)
Patrão manda e o lacaio vem fazer propaganda da ditadura totalitária chinesa 😆
Tá descrevendo a si mesmo,
não sou eu que está anos e anos a fio fazendo propaganda politica negativa para os concorrentes dos teus patrões, tanto que tá aqui fazendo patrulha em cima de comentários alheios.
Tanto tempo na mesma função, só pode ser remunerado…Más parece que não recebeu nenhuma promoção e só pode continuar fazendo bico… kkkkkkkk
Disso (bico) você entende à perfeição…rs!
Eu apenas demonstro fatos😉
O FATO é que a China é o único pais que possui uma estação espacial própria, se houver outro cite aí…
Excelente publicação. China construindo sua própria estação espacial, algo que apenas os soviéticos realizaram com a MIR. Sucesso também com a sonda e robot na superfície de Marte. Progresso impressionante!!!!!