De acordo com informações publicadas no Hindustan Times no final do mês passado, a Marinha indiana espera receber o porta-aviões INS Vikrant e o destróier classe INS Visakhapatnam até o final de 2021.
O porta-aviões Vikrant foi projetado pela Diretoria de Design Naval da Marinha da Índia e é o primeiro navio de guerra a ser construído pelo Estaleiro Cochin. Ele foi ao mar em 29 de dezembro de 2011 e foi lançado em 12 de agosto de 2013.
O porta-aviões será capaz de operar de 36 a 40 aeronaves, incluindo 26 MiG-29K, um caça supersônico de fabricação russa baseado em porta-aviões.
O Vikrant tem um comprimento de 262 m, uma largura de 62 m e um deslocamento de 39.000 toneladas e apresenta uma configuração STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery) com ski-jump.
O porta aviões é movido por quatro turbinas a gás General Electric LM2500 e duas caixas de redutoras Elecon COGAG. Ele pode atingir uma velocidade máxima de 28 nós (52 km/h – 32 mph) com um alcance máximo de cruzeiro de 8.000 milhas náuticas (15.000 km/9.200 milhas). Este porta-aviões terá uma tripulação de 1.645 marinheiros, incluindo 196 oficiais.
O INS Visakhapatnam é o primeiro navio stealth que dá nome a classe na Marinha indiana. Ele está sendo construído na Mazagon Dock Limited (MDL) e foi lançado em 20 de abril de 2015. O navio deve ser comissionado em 2021 e será o primeiro destróier da Marinha da Índia.
O navio de 163 m de comprimento, será movido por quatro turbinas a gás, foi projetado para atingir uma velocidade superior a 30 nós e possui um deslocamento de 7.300 toneladas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Enquanto o HAL TEDBF não entrar em serviço, vão ter de continuar a operar os Mig-29K, que segundo os Indianos têm dado vários problemas. Esperam que o primeiro voo se do HAL TEDBF se realize em 2026, mas se for como o Tejas… talvez só em 2040 (com sorte…). Vamos ver, aprenderam muito com o Tejas, talvez este funcione melhor.