Em dezembro de 2013, a Boeing e a Saab AB assinaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA) para desenvolver e construir em conjunto uma nova solução de treinamento da Família de Sistemas TX avançada e econômica para a competição que visava a substituição do treinador T-38C Talon da Força Aérea dos EUA.
A Boeing e Saab AB como colegas de equipe, trabalharam juntas nas áreas de design, desenvolvimento, produção, suporte, vendas e marketing. Em 2021, a primeira seção de ré foi entregue das instalações da Saab para a Boeing em St. Louis.
O T-7A passou do conceito ao primeiro vôo em três anos como resultado de um paradigma de “quebrar a norma” que inclui um design modular da aeronave desenvolvido especificamente para treinamento altamente imersivo com recursos de download e desempenho avançado de caça.
Desenvolvimento rápido
Em muito pouco tempo, a impressionante colaboração conseguiu desenvolver e construir um novo sistema de treinamento de pilotos a tempo de ser selecionado pela Força Aérea dos Estados Unidos. Já em 2016, a Boeing e a Saab apresentaram as duas primeiras aeronaves Production Representative Jet (PRJ). Dois anos depois, a Força Aérea dos EUA selecionou a Boeing e a Saab T-X Trainer e faz um pedido de 351 aeronaves.
Em 2019, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou o nome do novo sistema de treinamento avançado de pilotos T-X: o T-7A Red Hawk.
O início da produção e instalação
Em 18 de outubro de 2018, a Saab foi contratada pela Boeing para iniciar a parte Saab do jato e, em janeiro de 2020, a Saab iniciou a produção de montagem de sua seção da aeronave T-7A. No final deste ano, a primeira unidade de produção passou com sucesso por todas as etapas de montagem, tanto do ponto de vista do projeto quanto do ponto de vista da construção. A estrutura de ré agora entrou na montagem final, pronta para a fase de instalação onde a fiação e os subsistemas são instalados.
Saab faz a primeira entrega para a Boeing
Em 2021, a Saab atingiu mais um marco importante no programa T-7A como parte da fase EMD, quando a Saab entregou suas primeiras seções de fuselagem de ré para a Boeing. A primeira entrega foi feita em 15 de abril, e era de uma fuselagem estática à ré. Como o nome indica, na chegada à Boeing em St. Louis, a seção traseira estática para a fuselagem dianteira, antes da instalação das asas e montagem da cauda para se tornar uma fuselagem de teste estático completo. Esta fuselagem será utilizada para a realização de testes no solo.
Após a fase de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação para a seção de ré do T-7A em Linkoping, a produção da Saab será transferida para a nova e moderna unidade de produção da Saab Aeronautics Indiana em West Lafayette, Indiana, para garantir a produção baseada nos EUA do novo treinador da Força Aérea dos Estados Unidos.
O T-7A Red Hawk é uma aeronave totalmente nova projetada especificamente para a missão de treinamento da Força Aérea dos EUA. É composto pela aeronave, um sistema de treinamento baseado em solo e uma solução de suporte. A aeronave T-7A bi-place, com um motor, leme duplo, e um cockpit avançado com funcionalidade de treinamento incorporada. O sistema também oferece um design de fácil manutenção para suporte de longo prazo.
A Saab é responsável pelo desenvolvimento e produção da seção traseira da fuselagem totalmente instalada. Isso inclui a seção traseira da aeronave, de onde termina o velame até o cone de cauda, juntamente com os subsistemas associados. Asas, nadadeiras e lemes excluídos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Gostaria que, se fosse possível contatar a SAAB, para que fosse inquirido ALGO VITAL, se dentro do acordo entre a Boeing e a Saab e das obrigações de AMBAS as empresas com a USAF no programa de aquisição do T-7A Red Hawk existem possibilidades legais e comerciais da Saab oferecer esta aeronave ou uma variante dela?
Pelo menos existiria a intenção de negociar esta licença para oferecimento pela Saab para as forças aéreas da Suécia e do Brasil ou mesmo futuros operadores do Gripen E como treinador avançado compatível com o Gripen E???
Isso porque esta aeronave já seria inegavelmente a mais moderna e mais compatível aeronave de treinamento avançado a jato para casar com o Gripen E e poderia ser “TUNADA” para que ficasse ainda mais compatível e menos parecida com os requisitos da USAF e mais adequadas aos nossos (brasileiros e suecos).
Não sei exatamente a necessidade atual Sueca de treinador desta classe mas o Brasil PRECISA adequar-se à “ERA GRIPEN” e o serviço do Super Tucano no lugar do Xavante foi importante mas deve ser descontinuado com a chegada dos Gripen URGENTEMENTE!!!
Uma vez que o Falcão Vermelho americano tem inegavelmente o DNA do Gripen tanto pela participação da Saab como pela evidente assimilação de processos de engenharia e de produção do Gripen sueco, tanto pela terminologia empregada hoje como desde o início da colaboração a própria Boeing (quando da assinatura da parceria no final de 2013) já admitiu ser este o foco da parceria com a Saab que permitiria o projeto rápido de uma nova aeronave para o certame.
Que naquele início PARECIA impossível de alcançar os demais concorrentes…
O Brasil e talvez a Suécia mesmo PRECISAM desta aeronave (ou uma variante dela) num futuro a médio prazo para melhor operar os Gripen E/F.