O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Amazonas (P 120), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, unidade operativa do Comando do 1º Distrito Naval, apoiou o Teste de Integração dos Sistemas da Fragata Liberal (F 43), no litoral do estado do Rio de Janeiro, no período de 29 de abril a 2 de maio.
O Amazonas efetuou o reboque do alvo desde o interior da Baía de Guanabara até a área do treinamento. Durante o teste, foram conduzidos exercícios de tiro de canhão sobre alvo de superfície rebocado e tiro sobre drone, com lançamento de mísseis Aspide, que contribuíram para elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e dos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.
Participaram do exercício a aeronave AH-11A “Super Lynx”, as Fragatas Liberal e União (F 45) e o NPaOc Amazonas, que aproveitou a oportunidade e realizou adestramentos de navegação em águas restritas em baixa visibilidade, operações aéreas e treinamentos de CAv, a fim de manter a prontidão operativa do navio.
FONTE: MB
Falando em drones, o Amazonas está equipado com algum drone de patrulha e reconhecimento?