A Nuclep, estatal de equipamentos pesados ligada ao ministério de Minas e Energia, planeja fechar nos próximos dois meses o contrato para a produção do casco externo do submarino de propulsão nuclear da Marinha.
A estimativa é que a obra custe em torno de R$ 200 milhões.
O contrato, a ser firmado junto à Marinha e ao estaleiro ICN, que constrói a embarcação, marcará o início dos trabalhos na estrutura do que será o primeiro submarino do tipo do Brasil, fruto de acordo de transferência de tecnologia firmado em 2012 com a França, na iniciativa batizada de Prosub.
A expectativa é que o submarino esteja pronto só em 2029. Atualmente, o projeto está na fase de construção do protótipo em tamanho real onde a tecnologia será testada ainda em terra.
O casco será o primeiro componente comprado que integrará a estrutura final da embarcação.
FONTE: Veja via Nuclep
Pergunta: desculpem, mas depois de tanto tempo, tanto dinheiro investido em pesquisa e desenvolvimento, tanta polêmica, esse submarino será armado apenas com torpedos?
Outra: ele será equipado com um sistema AIP?
Torpedos, míssil anti-navio e minas. Negativo para AIP.
Já dá para construir a seções do casco somente deixando de fora a seção onde vai o reator para ser produzido por ultimo.
Tomará a Deus que isso fique pronto e não leve mais 20 anos
Essa expressão “só” em 2029 já tenta desqualificar o projeto, sem falar dos que criticam o submarino. Ele quer passar a ideia de que submarinos nucleares são construídos em curto prazo. A mídia sendo a mídia.
Mas é uma boa notícia!
realmente
No artigo publicado pela VEJA não fica explcito que o ” protótipo em tamanho real ” é o do reator nuclear. Abs
Tamanho real do submarino pronto p/ teste.
Pelo que entendi.