Os Gripens húngaros responderam de forma rápida e impressionante ao receberem o alerta Tango, na Base Aérea de Kecskemét, durante um evento realizado para a mídia local, no início da semana passada.
O alerta Tango é um treinamento para o alerta Alfa, que acontece várias vezes no espaço aéreo húngaro. O Coronel József Szűcs disse que qualquer coisa pode acontecer e a qualquer momento no espaço aéreo, citando que, só no ano passado, 32 aviões entraram no espaço aéreo húngaro sem estabelecer contato com o controle aéreo.
Desde a aposentadoria do MiG 29, ocorrida entre 2009 e 2010, uma frota de 14 aeronaves Gripen é responsável pela proteção do espaço aéreo húngaro. A frota de caças Gripen foi concluída em 2007, contendo 12 aeronaves monoplace e 2 biplace. Os JAS 39 da Hungria foram criados para “Jakt”, “Attak” e “Spaning” e participaram de uma campanha de tiro real durante a primavera deste ano na Suécia.
No show aéreo organizado para os representantes da mídia, o Brigadeiro General Nándor Kilian informou aos representantes da imprensa que, desde que os Gripens assumiram o patrulhamento do espaço aéreo húngaro, a qualidade da defesa aérea do país melhorou substancialmente.
O reconhecimento e o monitoramento do espaço aéreo tiveram suas capacidades melhoradas e a operação do Gripen na Base Aérea exige um trabalho em constante renovação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval