O Navio-Patrulha (NPa) Macau (P 71), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, concluiu a substituição de seus motores de combustão principal (MCP), engrenagens redutoras e silenciosos na Base Naval de Natal (BNN).
O serviço de substituição desses itens foi realizado no Período de Manutenção Atracado (PMA), resultado de um esforço conjunto dos Setores Operativo e do Material, além das empresas Prestenavi e MTU. Com o propósito de testar o funcionamento de todos os equipamentos no mar, foi realizada a Experiência de Máquinas, ocasião em que o navio foi submetido a crescentes rotações dos motores e se comportou de forma satisfatória. Após esses testes, foi realizada a recomposição dos isolamentos térmicos dos dutos de descarga, deixando o navio pronto para retornar à sua fase operativa.
A troca dos MCP visa à manutenção da prontidão e da disponibilidade do meio, visto que, com os novos motores, o navio ganhará em confiabilidade, eficiência e segurança para a realização das missões que lhe são atribuídas, sejam elas socorro e salvamento marítimo, operações navais, patrulha naval e Inspeção Naval, contribuindo para a salvaguarda da vida humana, para a segurança da navegação e para a defesa dos interesses do Brasil no mar.
FONTE: MB
MB demonstrando capacidade de manter os ciclos manutenção em seus meios.BZ.
Prezados: estes motores MTU realmente são o máximo!!!
Parabens a todo pessoal envolvido, em particular à Base Naval de Natal (BNN)!
Quanto aos MCMVs (“caça minas”) , a proposta da SAAB não só previa o fornecimento de duas embarcações totalmente revitalizadas – seriam aproveitados básicamente os cascos de unidades da marinha Sueca, e todos os demais itens (incluindo propulsão cicloidal) seriam novos! Além disso seria montada uma linha completa no Brasil para fabricação de mais 12 unidades novas! Mal comparando, seria equivalente à fabricação dos Gripens ! Notar que essa linha de produção seria totalmente compatível com a produção de Visbyes também….o grau de nacionalização poderia atingir 70%….
Corvetas Visby vc quis dizer. Sim a proposta da Saab é excelente, sendo que inclusive, foi avaliada a área da Base Naval de Aratu para que lá fossem construídos os futuros Navios Caça Minas utilizando a tecnologia da Saab em compósitos, como fizeram o Japão e a Índia. Mas a eterna falta de dinheiro parece não ter fim e assim, a ForMinVar continua com seus valentes classe Aratu. Vamos torcer para que uma solução para a Força saia em breve.
Boa noite amigo Padilha você nos dizer como anda a construção dos Npa. Maracanã e Mangaratiba?
2- Padilha existe possibilidade da SAAB forcener navios cala minas para MB?
obrigado.
abs.
Boa notícia. MB fazendo manutenção preventiva no no time line indicado.