A Saab recebeu um pedido da Administração de Materiais de Defesa da Suécia (Defence Materiel Administration, FMV) de suporte para desenvolvimento futuro do Gripen de 1 de abril de 2021 a 31 de dezembro de 2022. O valor total do contrato é de SEK 998 milhões.
O pedido é uma extensão do acordo atual e possibilita a manutenção e o desenvolvimento futuro do Gripen para a Força Aérea Sueca e outros usuários do caça em todo o mundo. O contrato inclui a operação e suporte de aeronaves de teste e ferramentas avançadas, como plataformas de teste e simuladores. Juntos, estes instrumentos são usados na verificação e validação dos sistemas de caça Gripen C/D e Gripen E conforme a Saab desenvolve novos recursos e aprimoramentos.
“O Gripen é projetado para atualizações contínuas a fim de enfrentar e derrotar novos desafios de combate – uma abordagem assertiva de design que já provamos muitas vezes. Para permitir o desenvolvimento contínuo do Gripen, é necessário que tenhamos ferramentas avançadas que sejam fáceis de gerenciar, rápidas de implementar e acessíveis de manter. Este pedido investe no cumprimento de todos esses objetivos para que o Gripen esteja sempre na vanguarda, hoje e no futuro”, disse Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics da Saab.
A parte principal do pedido diz respeito às operações nas instalações da Saab na Suécia, nas cidades de Linköping, Gotemburgo, Järfälla, Arboga e Växjö.
FONTE: Saab