Getafe, 4 de maio de 2021 – A Airbus concluiu com sucesso uma campanha de teste de vôo apresentando uma nova capacidade para o sistema de missão C295 FITS (COMMOMISS), que permite que seja operado remotamente por equipes baseadas em terra.
A campanha, realizada em abril sobre o sul da Espanha, cobriu quatro voos e envolveu o uso de uma plataforma de teste Airbus C295 Intelligence Surveillance Recognition (ISR) equipada com um pacote de aviônicos Collins.
A aeronave executou missões de patrulha marítima padrão com todos os sensores controlados quase em tempo real por um operador de missão baseado em uma estação terrestre da Airbus em Getafe. O controle dos sensores foi entregue com sucesso à estação de controle de solo, com diferentes tarefas de vigilância, incluindo controle de apontamento Eletro-Óptico / Infra-Vermelho (EO / IR) e gerenciamento de radar, realizado pela equipe de solo utilizando SATCOM com a banda Ka instalada.
Durante os testes, a consciência situacional do operador terrestre foi concluída, compartilhando o mesmo conjunto de ferramentas e aplicativos disponíveis nas estações de trabalho Fully Integrated Tactical System (FITS) a bordo, transformando a estação terrestre COMMOMISS em um modo adicional efetivo do operador.
Entre seus recursos, o COMMOMISS fornecerá aos usuários:
- Nós adicionais do operador no Centro de Apoio à Missão no solo, proporcionando flexibilidade operacional em missões longas e complexas, compartilhando tarefas entre os membros da tripulação tática aérea e terrestre;
- Integração com a rede C2 da operadora, contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum;
- Acesso imediato a todos os dados coletados por sensores a bordo para análise em tempo real com recursos quase ilimitados disponíveis no solo;
- A possibilidade de reduzir o número de operadores (e, portanto, estações de trabalho) a bordo em missões de vigilância persistentes.
COMMOMISS pavimentará o futuro dos sistemas de missão tática aerotransportados, permitindo uma arquitetura de sistema de missão harmonizada, interface homem-máquina (HMI) e conceito de operações (CONOPS) para veículos aéreos tripulados e não tripulados, bem como aeronaves de asas fixas e asas rotativas. Suporta uma integração perfeita com o sistema geral de sistemas, fornecendo consciência situacional global aos operadores e contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum (COP) no contexto das missões ISR.
O hardware necessário para implementar esta nova capacidade está disponível para novos clientes interessados no C295 ISR, o que significa que as capacidades do COMMOMISS podem estar disponíveis para qualquer cliente a partir de agora, seja como opção de catálogo ou como potencial de crescimento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN