A estatal INVAP informou que em conjunto com a firma Jampur International FZE dos Emirados Árabes Unidos assinaram um contrato para o fornecimento de dois radares móveis 3D primários para uso civil, modelo RPA-200MC a serem usados na Nigéria, cláusula que também será incluir o treinamento do pessoal que os operará.
A Jampur International FZE é responsável pelo fornecimento do equipamento aeroportuário exigido pelo Ministério Federal da Aviação da Nigéria para melhorar a segurança das operações da aviação civil naquele país.
Este modelo de radar, em sua versão móvel e civil, é o mais recente acréscimo à família de radares RPA desenvolvidos pela empresa argentina de desenvolvimento de tecnologia INVAP. Seu design modular e com transmissores distribuídos na antena, permite operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, com alta disponibilidade, mínima manutenção preventiva e baixos custos logísticos e operacionais ao longo de seu ciclo de vida.
O radar pode ser operado remotamente e se integra a sistemas de gerenciamento de tráfego (ATM) e de comando e controle multissensor, minimizando a equipe necessária para operá-lo.
Os sistemas utilizam técnicas consideradas o estado da arte na área, conhecidas como Radares Definidos por Software. Também possui amplificadores de estado sólido com tecnologia GaN e uma antena ativa com Digital Beam Forming.
Esta exportação de radares da INVAP para um novo mercado no continente africano permitirá que continue a desenvolver-se como fornecedora de tecnologia de radar na arena internacional. É também um passo importante para se consolidar como empresa referência no mercado de sistemas multifuncionais de missão crítica.
Embora as imagens do novo RPA-200MC ainda não estejam disponíveis, estima-se que seja muito semelhante ao RPA-170M, cujas imagens são compartilhadas neste post.
FONTE: INVAP
Que bela notícia para os hermanos. Fico feliz em ver tecnologia no Estado da Arte desenvolvida pelos argentinos. Sigamos!
Parabéns, nem nós temos, Argentina se superando e passando os países que já “deveriam” ter radar 3D militares nacionais, o Brasil podia comprar também, parabéns!
Carlos, os radares feitos na Argentina têm tecnologia Thales … a mesma que a Omnisys coloca em seus radares aqui no Brasil! A diferença é que a Thales vende tecnología mais antiga para os argentinos e permite que eles usem sua própria marca, o que torna o produto muito mais barato.
Parabéns para a Argentina! Bom para o desenvolvimento sul-americano.