A Israel Aerospace Industries (IAI) e a THALES UK (Reino Unido) uniram forças para oferecer o SEA SERPENT como uma solução “Ship Killer” para equipar as fragatas Type 23 da Royal Navy com um míssil antinavio e antissuperfície, que pode igualar e superar as ameaças atuais e futuras.
O SEA SERPENT oferece uma capacidade antinavio e de ataque terrestre ágil e altamente penetrante, em distâncias significativamente superiores a 200 km. O míssil incorpora uma inovadora cabeça de busca RF e um sofisticado sistema de análise de dados e controle para fornecer detecção, identificação e classificação precisa de alvos. Ele supera tanto o contra-ataque quanto as sofisticadas contramedidas eletrônicas, de modo que o míssil possa localizar e atacar seu alvo em ambientes costeiros, marítimos ou terrestres. Ele é especialmente projetado para teatros de alta intensidade, caracterizados por um grande número de alvos, densa interferência eletrônica e falsos alvos. O SEA SERPENT também incorpora atualizações no meio do curso de sustentação do ISTAR em tempo real e a capacidade de refazer trajetos em voo, especialmente em engajamentos cooperativos e redes distribuídas de sensores e lançadores.
Como o mais avançado míssil antissuperfície lançado de navio, o SEA SERPENT também oferece vantagens de solução personalizada em termos de custo, tempo de aquisição, entrada em serviço operacional e redução de risco. Comparado com a necessidade de derrotar as plataformas e tecnologias mais sofisticadas, o SEA SERPENT foi desenvolvido em paralelo com sistemas de mísseis semelhantes que estão em serviço na Marinha de Israel e foi selecionado para fornecer capacidades de ataque para o programa SSM2020 da Finlândia.
Esses sistemas são baseados na família GABRIEL de mísseis antissuperfícies. O SEA SERPENT já demonstrou sua capacidade para lidar com as ameaças futuras, bem como a flexibilidade tecnológica para maior crescimento e desenvolvimento.
IAI espera fazer parceria com a THALES UK para fornecer soluções complexas de sensores e armas para a Royal Navy e outras marinhas.
Ambas as empresas estão totalmente empenhadas em maximizar a produção no Reino Unido e criar empregos e oportunidades de investimento. A solução IAI/ THALES para o SEA SERPENT se concentrará na utilização do conteúdo e experiência da indústria do Reino Unido para a fornecimento, manutenção e suporte ao longo da vida útil, bem como opções de desenvolvimentos e atualizações futuras.
Ao que tudo indica esse míssil teria por finalidade substituir os AGM-84 Harpoon nos navios da RN, que além desse míssil também teriam o MBDA Martlet para ameaças assimétricas e o Sea Venon como arma a ser disparada dos Lynx Wildcats
Falando em missil antinavio, alguém teria alguma nova informação sobre o MANSUP ?
Já faz algum tempo que não vejo notícias sobre ele. Espero que não tenha subido no telhado !
Não subiu não. Aguardando a nova fase de testes.