A Damen Shipyards Group e o Hamburg Ship Model Basin concluíram um contrato para uma extensa série de testes de modelo para o desenvolvimento hidrodinâmico das fragatas F126 para a Marinha alemã.
A Damen Naval e a Hamburg Ship Model Basin (HSVA) assinaram hoje o contrato de cooperação abrangente relacionado à otimização hidrodinâmica e à execução de uma extensa série de testes de modelo para as novas fragatas da classe 126 (F126).
O trabalho de otimização e os testes constituem parte do estágio inicial de desenvolvimento durante a fase de projeto do navio.
Como parte desse processo, as propriedades do navio planejado serão testadas em condições reais. Como tal, um modelo em escala real da F126.
A pedido da Marinha Alemã, a Damen junto aos seus parceiros Blohm + Voss e Thales, construirá um total de quatro fragatas classe 126, após vencer a licitação em 2020.
O primeiro navio deverá ser entregue à Marinha alemã em 2028, em Hamburgo. Os navios serão construídos em Hamburgo, Kiel e Wolgast.
Ao nomear a HSVA, que possui uma longa história e proezas inovadoras impressionantes, a Damen poderá se basear exclusivamente na experiência alemã para testar o projeto do navio.
Nos próximos meses, o navio modelo passará por uma ampla gama de testes em várias instalações de teste HSVA em Hamburgo. Além dos testes para avaliar a resistência, propulsão e manobra do navio em águas calmas, a navegação do navio também será considerada, e atenção especial será dada para garantir um projeto de hélice de alta qualidade. Esta extensa série de testes é a única maneira de garantir que as altas demandas que serão colocadas nas fragatas em cenários da vida real sejam atendidas.
Os próximos testes serão o marco mais significativo e um indicador do sucesso do desenvolvimento do navio até o momento. Mais de 100 funcionários da Damen têm trabalhado arduamente nos últimos meses no desenvolvimento do design e da funcionalidade do navio.
Após a conclusão do contrato, Hein van Ameijden, Diretor Executivo da Damen Naval, disse “Estou absolutamente entusiasmado que os testes do tanque nos fornecerão resultados práticos iniciais em termos de desenvolvimento do navio. Fizemos um grande progresso, apesar da Covid-19. Nossos funcionários estão muito entusiasmados em trabalhar neste projeto. Gostaria, de aproveitar esta oportunidade para agradecer à nossa equipe e aos engenheiros do HSVA que agora farão testes extensivos conosco no primeiro modelo”.
Outros trabalhos de desenvolvimento serão realizados e centenas de subsistemas serão integrados após o estágio de teste e simulação.
O HSVA e a Damen já trabalharam juntos antes. O HSVA, por exemplo, já contribuiu com experiência para o grande projeto da Damen do novo Navio de Pesquisa e Abastecimento da Antártica RSV Nuyina para as autoridades ambientais australianas, no que diz respeito a algumas das características de design de alta qualidade do navio.
Além de trabalharem juntas em vários outros projetos (incluindo novos ferries da Damen), ambas as empresas fazem parte do projeto europeu de pesquisa marítima intitulado HOLISHIP (HOLIstic Optimization of SHIP design and operation for lifeecycle).