No dia 19/04/2021, o projeto de Revitalização das Asas das aeronaves P-3AM Orion da FAB atingiu um importante marco, o envio do primeiro par de asas deixou o complexo industrial da Akaer, em São José dos Campos (SP), em direção ao Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), no Rio de Janeiro (RJ), onde serão instaladas na aeronave.
A Akaer realizou a substituição de diversos elementos primários da asa tais como revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, painéis superiores e inferiores dos caixões centrais asa/fuselagem, entre outros. Esse projeto estenderá a vida útil deste importante vetor permitindo que o suporte para as missões de monitoramento e vigilância da nossa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) se estenda por mais essa década.
Agora só faltam 2 pares. Ou seja, dos 9 P-3 da FAB, só 3 terão asas novas. O resto deve ficar como monumento em praças por aí. Lamentável!
São 8 P-3AM operacionais, com o 9º servindo para todos os tipos de instruções e treinamentos – salvo engano, é o 7201 que está no hangar do Zeppelin, na Ala 12. Até agora foram contratados esses 3 conjuntos de asas, para 3 células. Entretanto, a previsão é que mais conjuntos sejam encomendados a Akaer. E, mesmo sem a troca das asas, os P-3AM estão voando e operando. Mê passado, um deles operou daqui de Santa Maria por uma ou duas semanas.
Interessante que praticamente fizeram uma asa nova. Seria também interessante se estudassem rhemotorizar o avião. De repente usar uma turbina PW150 ou Rolls-Royce AE2100 com hélices Dowty ou NP2000 . Poderia ser um bom business para a Embraer fazer esses aviões “novos” com painel digital, a eletrônica embarcada FITS, essas “novas” asas, e motores novos. Muitos países provavelmente se interessariam.