Após um período de manutenção de seis semanas, o Damen Shiprepair Amsterdam entregou esta semana o HNLMS Evertsen (F 805) de volta à Marinha Real da Holanda. O estaleiro trabalhou duro junto com seus fornecedores holandeses para preparar a fragata de Defesa Aérea e Comando para implantação, entre outras coisas, na viagem de quase 40.000 quilômetros que ela fará em breve ao Japão junto com o UK Carrier Strike Group.
O HNLMS Evertsen é uma das quatro fragatas da classe De Zeven Provinciën. Sob a liderança da Damen Naval em Vlissingen, essas fragatas avançadas foram construídas entre 1998 e 2005 pela indústria marítima holandesa. Na época, mais de 80 por cento do valor da produção era contabilizado pelos fornecedores marítimos holandeses da Damen, principalmente PMEs, o que ressalta as capacidades autocriativas desse setor.
Os trabalhos de manutenção foram realizados entre 1 de março e 13 de abril em nome da Agência de Manutenção e Sustentação Naval da Marinha Real da Holanda (DMI). Essas atividades também envolveram várias empresas holandesas, como Braspenning Coatings de Amsterdã, empresa de instalação FMJ NW de Amsterdã, ARP Valve Repair de Middelburg, BUKO Algeco (Beverwijk) e RBC Safety de Rotterdam.
A manutenção dos eixos de transmissão foi realizada pela Damen Shiprepair Amsterdam sob a supervisão da Wärtsilä Nederlands, em colaboração com a Wagenborg Nedlift e PMR Hydraulics, entre outras. Além disso, vários pequenos reparos e pintura foram realizados no navio.
A partir de maio, o HNLMS Evertsen fará parte do UK Carrier Strike Group. Sob o comando do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth, esse grupo tarefa tem como destino final o Japão, onde realizará uma série de operações e treinamento com aliados e parceiros ao longo do caminho, incluindo missões marítimas com a OTAN no Mar Mediterrâneo e operações de coalizão no Oriente Médio.
O próximo grande programa de manutenção planejada para o HNLMS Evertsen está previsto para ocorrer em 2022.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
belissimo navio