Entre os dias 20 e 23 de novembro, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizou a Operação “ADESTREX NE-IV”, na qual quatro navios, dos cinco subordinados a esse Comando de Força, fizeram-se ao mar no litoral dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Durante os dois dias de mar, elevou-se o grau de adestramento das tripulações em exercícios operativos, em especial aqueles que visam à capacitação dos meios para exercerem suas tarefas específicas, conforme previsto na Doutrina Básica da Marinha.
O grupo de navios (Grupo-Tarefa) foi composto pelo Rebocador de Alto-Mar Triunfo e pelos Navios-Patrulha Grajaú, Guaíba e Goiana. Foram realizados diversos exercícios, tais como navegação em baixa visibilidade e canal varrido, manobras táticas, transferência de óleo no mar, carga leve, defesa de plataforma de petróleo, trânsito com ameaça de superfície, tiro sobre alvo à deriva, reboque, tiro antiaéreo, fundeio, entre outros.
A fim de elevar o preparo das unidades para contraporem-se a ameaças assimétricas, foram realizados três adestramentos que colaboraram para o preparo dos meios que patrulham os mares do nordeste brasileiro: o tiro de superfície realizado em formatura de linha de frente; a defesa da bacia petrolífera de Guamaré (RN), que contou com o Navio-Patrulha Guaíba como figurativo inimigo; e o trânsito sob ameaça de superfície, no qual coube ao Navio-Patrulha Grajaú a tarefa de atacar uma força em trânsito no litoral.