A Guarda Municipal de Caxias do Sul foi a primeira do Brasil a receber autorização do Exército para aquisição de fuzis T4 calibre .556 semiautomático, sendo a primeira GM a adquirir e ter em seu acervo o referido armamento para reforçar a segurança do município.
Nesta quarta-feira (31), ocorreu a entrega dos equipamentos na sede da Taurus, em São Leopoldo (RS). Na ocasião, estiveram presentes o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul (SMSPPS), Paulo Roberto Rosa da Silva, o diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Alex Oliveira Kulman, o gerente operacional Alexandre Rodrigues Silveira, o gerente da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal, Marcelo Enio Haetinger e o ex-diretor da Guarda Municipal, Jeferson Ricardo Vargas.
Ideal para o uso militar e policial, o fuzil Taurus T4 é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.
Para uma marginal armada não faz diferença se for PM ou GM ele vai passar fogo do mesmo jeito. Acreditamos sempre que qualquer entidade defensora e impostora da lei deva ter seus membros devidamente equipados e treinados imagino que a GM além de treinamento técnico também treinamento operacional e psicológico de como agir nas mais variadas ações
Armas de guerra para a simples GM (sem menosprezar), complicado
A questão é se servirá para uso contra bandidos ou contra trabalhadores..
Um grande erro permitir armar as GM, se as PM cometem erros por despreparo, imaginem as GM. Devemos investir é na melhor formação, preparo e salários das PM.