PORTARIA Nº 90/MB/MD, DE 29 DE MARÇO DE 2021
Cria o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto no5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Criar, dentro da Estrutura Regimental do Comando da Marinha, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1), Organização Militar com semiautonomia administrativa, subordinado ao Comando da Força Aeronaval, e por este apoiado, que proverá os recursos de pessoal e financeiros necessários à execução de suas tarefas. Com sede na Cidade de São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, sob o Comando de um Capitão de Fragata, Aviador Naval, do Corpo da Armada ou Corpo de Fuzileiros Navais, terá o propósito de contribuir com o processo decisório de planejamento e emprego do Poder Naval por meio do emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
Art. 2º Durante a fase de implantação, fica criado o Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (NI-EsqdQE-1), o qual deverá, gradativamente, assumir a responsabilidade pela estrutura física, organizacional e orçamentária do EsqdQE-1.
Parágrafo único. O Núcleo de que trata este artigo terá suas atividades e organização estruturadas por uma Organização Administrativa (OA) provisória, aprovada pelo Comandante da Força Aeronaval, sendo considerado automaticamente extinto por ocasião da Cerimônia de Mostra de Ativação do EsqdQE-1.
Art. 3º O Comandante de Operações Navais baixará os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.
Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor a partir de 31 de março de 2021.
ILQUES BARBOSA JUNIOR
Excelente noticia! Trabalhei por mais de treze anos no Departamento de Aviônica e Armamento(DAA) da BAeNSPA, prestando serviços de manutenção e reparos em 1°, 2° e 3° escalões aos esquadrões da nossa Aviação Naval. Congratulações ao grande passo dado por nossa Aviação ao inovar com a criação desse novo Esquadrão. Lembrou-me os eventos de aeromodelismo realizados anualmente no nosso complexo Aeronaval.
Vejo um importante espaço aberto para num futuro próximo, criarmos tb, uma unidade de drones com finalidades diversas dentro da nossa Marinha.
Muito bacana ! So uma duvida, os pilotos vão necessariamente ser oriundos da aviação naval ou podem ser oriundos de outras aérea da força?
Navais.
O legado do Alm Ilques.
Um passo na direção certa pela MB.
Excelente notícia para a MB!! Que venham o ScanEagle e outras ARP, ampliando a capacidade dos nossos navios e da Aviação Naval.