Por David Kaminski
A empresa aérea regional norueguesa Wideroe associou-se à Rolls-Royce e ao fabricante italiano Tecnam para desenvolver uma aeronave de transporte de passageiros totalmente elétrica nos próximos cinco anos.
A aeronave seria adequada para o mercado de transporte aéreo de passageiros e entraria em serviço em 2026.
A Wideroe já havia manifestado interesse em projetos de aeronaves elétricas regionais como uma proposta de modelo de 19 lugares da Heart Aerospace. Autoridades norueguesas têm impulsionado programas de aeronaves elétricas com o serviço de navegação aérea e aviação civil do país, buscando operações domésticas com tais tipos até 2030 e uma transição doméstica completa para viagens aéreas elétricas até 2040.
A Rolls Royce diz que seu vínculo com a Wideroe expandirá sua pesquisa anterior com a companhia aérea na aviação sustentável, embora já tenha uma parceria com a Tecnam em um programa totalmente elétrico chamado P-Volt.
O P-Volt é uma aeronave bimotor de asa alta baseada no P2012 Traveller da Tecnam, que será capaz de transportar nove passageiros e atender a funções de evacuação comercial, de carga ou médica. O presidente executivo da Wideroe, Stein Nilsen, diz que a curta decolagem e aeroportos de desembarque na Noruega são “ideais” para tecnologia de emissão zero.
“Esta aeronave mostra a rapidez com que novas tecnologias podem e serão desenvolvidas e que estamos no caminho certo com nossa ambição de voar com zero emissões por volta de 2025”, diz ele.
O diretor de estratégia, Andreas Aks, diz que a empresa regional é “humilde” diante dos obstáculos que precisará superar para colocar essa aeronave em serviço. “Nossa missão é ter todos os novos recursos, processos e procedimentos necessários para um operador de emissões zero, projetados e aprovados paralelamente ao desenvolvimento e certificação da aeronave ”, afirma.
O interesse no P-Volt, notadamente das companhias aéreas regionais, tem sido “incrível”, disse o chefe de desenvolvimento de produtos da Tecnam, Fabio Russo, acrescentando que a aeronave “se encaixará perfeitamente” no escopo do programa.
O diretor da Rolls Royce Electrical, Rob Watson, disse que a parceria vai reforçar suas parcerias com a Wideroe e a Tecnam, com foco respectivamente sobre os requisitos da companhia aérea e os aspectos de design e fabricação.
Separadamente, a Rolls Royce foi contratada pela start-up Vertical Aerospace do Reino Unido para fornecer um trem de força totalmente elétrico para seu VA-X4 veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. A Rolls Royce será responsável pela arquitetura do sistema de propulsão elétrica e pelo sistema de distribuição e monitoramento de energia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight International