Por Ryan White
A fragata da Royal Navy. HMS Montrose atacou pela terceira vez em menos de cinco semanas. Em uma operação que durou 10 horas, a Montrose interceptou mais de 6100 libras (2.800 kg) de haxixe e 110 libras (50 kg) de heroína no Mar da Arábia, em 12 de março de 2021.
A equipe de embarque do navio, operando em apoio direto à Força-Tarefa Combinada 150 (CTF-150) da CMF, apreendeu as drogas – com um valor total estimado no atacado de mais de US $ 4,5 milhões – após buscas em embarcações suspeitas enquanto realizava uma patrulha antinarcóticos. Esta última interdição bem-sucedida privou ainda mais as redes criminosas e terroristas de sua capacidade de financiar suas operações por meio do transporte e venda de carga ilícita.
Oficial comandante do HMS Montrose, Ollie Hucker disse; “É mera coincidência que este sucesso operacional caia no meu último dia no mar no comando do navio. Seja no primeiro ou no último dia, esses resultados só acontecem devido ao esforço coletivo e habilidade das pessoas incrivelmente profissionais, altamente treinadas e dedicadas que a Royal Navy emprega e que tenho o privilégio de comandar.”
Esta é a última de uma série de operações antinarcóticos bem-sucedidas desde que a Marinha Real do Canadá assumiu o comando do CTF-150 no final de janeiro de 2021. O CTF-150, uma das três forças-tarefa do CMF, está operando na região para interromper criminosos e terroristas organizações para prevenir o terrorismo e o comércio ilegal de drogas e armas.
Como parte disso, a fragata HMS Montrose sozinha interceptou um transporte combinado de mais de 1.300 libras nas últimas três interdições do navio, desferindo um golpe tangível na guerra contra o tráfico ilegal de drogas. Isso além das apreensões pela Marinha dos Estados Unidos e pela Marinha da França. Seu sucesso coletivo contribuiu diretamente para as operações de segurança marítima no Oriente Médio.
“O HMS Montrose demonstrou o espírito e dedicação à missão com que todo comandante sonha em uma unidade de apoio. Extremamente bem liderado, profissional e com um entusiasmo incomparável para alcançar o sucesso da missão, a Montrose era como um puro-sangue mastigando a comida!” disse o Comodoro Dan Charlebois, Comandante do CTF-150.
“Eles vieram prontos para as operações, conseguiram dois sucessos imediatos no mar, na forma de apreensões substanciais de drogas e, apropriadamente, conseguiram uma apreensão final de narcóticos ilícitos em seu último dia em apoio ao CTF-150 antes de um período de descanso e manutenção muito merecidos. Suas contribuições para a segurança marítima na área de operações do CMF durante seu mandato de apoio foram muito apreciadas.”
CTF 150
A Força-Tarefa Combinada 150 (CTF 150) é uma das três forças-tarefa operadas pelas Forças Marítimas Combinadas (CMF). O CTF150 conduz Operações de Segurança Marítima (MSO) fora do Golfo Pérsico para garantir que o transporte comercial legítimo possa transitar na região, livre de ameaças não estatais.
A missão do CTF 150 é interromper organizações criminosas e terroristas e suas atividades ilícitas relacionadas obrigatórias, restringindo sua liberdade de manobra no domínio marítimo. As atividades do CTF150 negam às organizações criminosas e terroristas um método isento de risco de conduzir operações ou movimentar pessoal, armas, narcóticos e carvão que geram renda.
HMS Montrose
O HMS Montrose é uma fragata Type 23 da Marinha Real e está na região desde o início de 2019. O Reino Unido apóia ativamente várias operações e forças-tarefa multinacionais no Oriente Médio para proteger os interesses internacionais e britânicos.
O HMS Montrose é o oitavo dos dezesseis navios Type 23 ou classe de fragatas Duke, da Marinha Real, em homenagem ao Duque de Montrose. Ela foi colocada em serviço em junho de 1994.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavalPost