A DESAER Desenvolvimento Aeronáutico, empresa 100% brasileira e formada por pessoas com forte passado no ramo de desenvolvimento aeronáutico.
Localizada na Incubaero – um departamento da Fundação Casimiro Montenegro Filho no ITA, um dos institutos de tecnologia e desenvolvimento dentro das instalações do DCTA em São José dos Campos (SP).
Com muita satisfação, anuncia sua futura nova instalação industrial, localizada na Unidade Araxá da DESAER, a 366 km de Belo Horizonte.
“O Plano Diretor de Araxá, é uma parceria entre a Prefeitura de Araxá com o apoio do Governo de Minas Gerais, através do CODEMGE, CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), e a DESAER, que possibilitou a ida para a cidade”. Evandro Fileno – Diretor Presidente da DESAER.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo da cidade, Juliano Cesar da Silva, viabilizar a entrada da DESAER na cidade favorece não apenas a economia local, como também o desenvolvimento tecnológico.
“Agradecemos a escolha da cidade para receber tamanho investimento. É um marco para o município ter um grande investidor, sobretudo, na área de inovação, que é uma das apostas da atual administração como forma de atrair novas empresas e estimular a qualificação da mão de obra local”, destaca o secretário.
A pacata e simpática, Araxá preserva fragmentos de sua história em alguns casarões do centro da cidade. Araxá também é procurada para a prática de atividades de aventura. A cidade é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, repleto de cachoeiras, paredões de pedra e trilhas pela mata. E agora irá sediar uma nova indústria aeronáutica que nasce no país.
“Perseguir o desenvolvimento significa, escolher, priorizar, encadear ações que levem a um determinado cenário de melhoria”. Paulo dos Santos – Diretor Técnico da DESAER.
Um dos conceitos que serviram de base para a criação da Unidade Araxá da DESAER foi o de atrair parceiros da empresa para o Brasil, contribuindo para a geração de novos empregos no país e na região. A construção das futuras instalações industriais da DESAER é uma confirmação da aplicação prática deste princípio. “Estamos orgulhosos em construir nossa Unidade Araxá da DESAER que vem agregar força à indústria aeronáutica brasileira, realizando investimentos, desenvolvimento tecnológico e inovação, gerando novos empregos e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais” afirmou Evandro Fileno Diretor-Presidente da DESAER.
A futura instalação, destinada a sediar as atividades da parte administrativa e de engenharia da família ATL das aeronaves regionais da DESAER, estão previstas para o início no primeiro semestre de 2021 e a produção na Unidade Araxá da DESAER tem a previsão de início das obras para o segundo semestre de 2021 para sediar as atividades industriais das aeronaves dos Mercados de Defesa e de Aviação Comercial, além dos Ensaios em Voo. A cadência de produção inicial será de 4 aeronaves por mês com a previsão de 1250 empregados diretos e indiretos.
O empreendimento da fábrica terá 96.570 m2 de área construída, representando um investimento inicial de $ 80 milhões – com previsão de se atingir o patamar de $120 milhões em 2023.
Com um terreno de aproximadamente 277.870,00 m2 de área total. Na área da Unidade Araxá da DESAER encontra-se operacional, o Aeroporto Romeu Zema (também conhecido como Aeroporto de Araxá).
Está localizado a 4 km a oeste da cidade e está homologado para receber aeronaves de até 70 lugares.
Associação com a pesquisa – A DESAER necessita para o desenvolvimento do projeto um Centro de Pesquisa ao seu lado para juntos desenvolverem novas tecnologias, materiais e processos.
Para tanto foram celebradas parcerias com algumas universidades e centros de pesquisas, como o CEFET, e iniciativas como esta são de fundamental importância para desenvolver pesquisas acadêmicas e fomentar a inovação tecnológica.
Inovação tecnológica – A DESAER hoje, neste desenvolvimento, já está em andamento 3 patentes dentro deste projeto.
A DESAER e o CEFET/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, unidade de Araxá, por meio da Nascente Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CEFET-MG, assinaram nesta semana, um contrato de incubação onde a instituição de ensino fornecerá apoio técnico do seu corpo docente nas áreas de mecânica, edificações, eletrônica e automação industrial, já existentes na unidade de Araxá, futuramente poderá ser criado cursos técnicos na área de aviônica, célula e motopropulsor para atender a demanda do futuro polo tecnológico desenvolvido com a instalação da fábrica. Essa iniciativa promoverá sobre maneira, o fomento da tríade ensino, pesquisa e extensão para o setor acadêmico de Araxá, melhorando a empregabilidade de qualidade para o setor industrial e tecnológico.
Só acredito depois que o primeiro exemplar for entregue. O de série!
Deus abençoe o sucesso da Empresa!!! E q o Gov não atrapalhe. Bons ventos e bons negócios.
A notícia anterior aqui do site quando da associação do CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento) de Portugal (de maio do ano passado) dava conta da necessidade de mais 3 anos de desenvolvimento da aeronave…
Temos ainda um longo caminho à frente…
BOA SORTE!!!
É curioso que uma empresa nova vai produzir 4 aviões por mês, enquanto isso, na Argentina, a FAdeA entregou 0 aviões em 2020
Concordo que o risco é alto. Mas devido ao montante investido, sem dúvida existe um plano de Plano de Negócios bem elaborado no intuito de mitigá-lo. Sucesso real a DESAER que, sozinha, encontrou investidores e dará início ao negócio. Parabéns!