Por Dorian Archus
Como a construção do primeiro navio belga-holandês de contramedidas de minas (MCMV) terá início em fevereiro de 2021, a Terma tem o orgulho de anunciar que o radar SCANTER 6000 foi selecionado para este programa liderado pelo consórcio Belgium Naval & Robotics, composto pelo Naval Group e o ECA Group. Nesse contexto, em meados de janeiro a Terma foi contratada pela construtora naval francesa Kership – joint venture entre o Naval Group e a Piriou – para fornecer 12 unidades do renomado radar naval SCANTER 6000 para os navios MCMV.
“Os radares SCANTER 6000 de alta resolução permitirão aos MCMVs da Bélgica e da Holanda detectar e rastrear pequenos alvos na superfície e no espaço aéreo de baixa altitude em todas as condições climáticas”, explica o Diretor de Vendas Lars Veis Laursen da Terma.
A Terma entregará a primeira unidade em 2022, e as entregas continuarão pelos próximos oito anos.
Mine Countermeasure Vessels
Já em 2013, a Bélgica e a Holanda tinham planos para substituir seus caçadores de minas TRIPARTITE em conjunto. Três anos depois, os Ministros da Defesa da Bélgica e da Holanda assinaram uma Carta de Intenções para a substituição conjunta. Foi acordado que a Marinha da Bélgica teria a liderança no programa de substituição.
O projeto agora está em pleno andamento. O consórcio Belgium & Naval Robotics, composto pelas empresas francesas Naval Group e ECA Group, entregará os primeiros novos MCMVs em abril de 2024 para a Marinha belga, a ser seguido pela entrega da Marinha Real da Holanda. Ambas as marinhas receberão seis navios cada.
“Uma parte importante do projeto é o novo conceito de guerra antimina; as naves-mãe permanecem fora da área de perigo da mina e suas ferramentas MCM operam a partir da nave-mãe para detectar, classificar e destruir minas de uma grande distância, também no horizonte”, explica o gerente geral Arjen Vos da subsidiária da Terma na Holanda em Leiden.
Terma SCANTER 6000
O SCANTER 6000 é um radar de estado sólido 2D coerente de banda X desenvolvido pela Terma para atender aos requisitos do mercado de superfície melhorada e consciência situacional de baixo espaço aéreo em todas as condições climáticas e marítimas.
Ele foi projetado especificamente como uma solução acessível para preencher a lacuna entre os radares de navegação marítima padrão e os caros sistemas de radar de vigilância militar. O radar oferece recursos exclusivos para navegação avançada, vigilância aérea, incluindo controle de helicóptero e vigilância de superfície, rastreando pequenos alvos como jet-ski ou embarcações autônomas de superfície até o horizonte.
O radar de vigilância naval SCANTER 6000 será entregue aos novos navios de combate global Type 26 e fragatas Type 31 da Marinha Real. O radar está atualmente em serviço na maioria dos navios de guerra da Marinha francesa, incluindo o porta-aviões Charles De Gaulle e as fragatas da marinha dinamarquesa da classe Iver Huitfeldt. Também é fornecido para a Marinha Alemã e em outras regiões para novos programas OPV e programas de atualização.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Post
Caro Padilha: parece que é um MCMV bem interessante. Mas sou muito mais o MCMV da SAAB.
Vc sabe dizer qual é o sistema de propulsão deste belga / holandes / frances(?) ?
Diesel/elétrica
Muito obrigado! ABs